Connect with us
22 de Novembro de 2024

Empreendedorismo

Startup de Mato Grosso do Sul inova com rastreamento de suínos por blockchain

A startup SBR Prime, de Mato Grosso do Sul, está chamando a atenção do setor alimentício com uma tecnologia inovadora de rastreamento de suínos baseada em blockchain. A empresa, que conta com o suporte do Sebrae/MS, desenvolveu um sistema que registra todas as fases da vida dos porcos — desde o nascimento até a venda — em uma cadeia de blocos digitais, garantindo segurança e transparência.

Recentemente, a SBR Prime apresentou seu projeto à Seara Alimentos, uma das maiores empresas brasileiras no ramo alimentício. Em uma reunião realizada no dia 6 de agosto, durante o evento Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, o empresário Eduardo Figueiredo, fundador da SBR Prime, demonstrou como a tecnologia pode integrar digitalmente as granjas e atender às necessidades da Seara. A iniciativa foi bem recebida e está em fase de avaliação para um possível projeto piloto.

“Apresentamos a tecnologia para a diretoria da Seara, e foi aceito para que a gente dê continuidade. Agora, vamos iniciar um projeto piloto para adaptar e personalizar a solução conforme as necessidades globais da Seara no setor de suínos”, disse o empresário. A agenda também incluiu representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores (Asumas).

O projeto, viabilizado com o apoio de edital da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), busca fortalecer a cadeia produtiva de proteína animal e aumentar a competitividade no mercado. “A ideia é fazer exatamente a ligação da inovação com aquele que efetivamente está trazendo o investimento. Ou seja, tornar as cadeias produtivas do Estado, que a gente considera potenciais de proteína, mais competitivas”, destaca o titular da Semadesc, Jaime Verruck, que também é conselheiro do Sebrae/MS.

Eduardo Figueiredo conta com o apoio do Sebrae/MS por meio do Living Lab, laboratório de inovação. Imagem: Reprodução/Instagram

Além do setor de suínos, o sistema desenvolvido pela SBR Prime também pode ser aplicado a outros produtos agrícolas como soja, milho e café, proporcionando rastreabilidade completa desde o campo até o consumidor final. “Nosso objetivo é fazer a rastreabilidade da origem, da procedência dos produtos, tanto da parte agrícola, quanto das cadeias produtivas da proteína animal. Hoje a gente consegue, por meio do brinco do boi, por exemplo, identificar o lote, a dieta, a formulação da ração e o processo desde a criação até o abate”, explica Eduardo.

Apoio à inovação

Eduardo Figueiredo, que retornou ao Mato Grosso do Sul após uma carreira em tecnologia em São Paulo, encontrou no Sebrae/MS um parceiro estratégico. Desde 2007, sua visão de rastreabilidade por blockchain ganhou forma e, com o suporte do laboratório de inovação aberta e prototipagem do Sebrae, o Living Lab, a SBR Prime está preparada para uma expansão nacional e global.

Caio Teruel, analista-técnico do Sebrae/MS, destaca que o Living Lab oferece suporte para o crescimento de projetos inovadores, como o da SBR Prime. “Um exemplo disso é a própria SBR, que é uma empresa de rastreabilidade do ramo agro, que tem no seu processo central o desenvolvimento de um software que vai suprir as necessidades dos clientes”, esclarece o analista.

Com essa tecnologia, a empresa não só promete beneficiar produtores, mas também garantir aos consumidores finais maior segurança e confiança nos produtos que chegam às suas mesas.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados