Connect with us
07 de Janeiro de 2026

Política

Compromisso com Mato Grosso do Sul alicerça posição de Gerson Claro por candidatura própria do PP ao Senado

O presidente da ALEMS, Gerson Claro

Diante de um cenário político dinâmico, os próximos dois meses prometem ser decisivos para a União Progressista em Mato Grosso do Sul. A Federação União Progressista (UPb) formada pelo PP e União Brasil, discute o lançamento de um candidato ao Senado. Com as movimentações já em andamento, a definição é esperada antes da abertura da janela partidária em março, que permite aos parlamentares mudarem de partido sem perder o mandato.

Os líderes da federação tratam da necessidade de apresentar um nome forte para a disputa das duas vagas ao Senado que estarão em jogo nas eleições deste ano no Estado. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado Gerson Claro (PP), é um dos principais postulantes à vaga. Em recente entrevista ao Correio do Estado, Gerson enfatizou que as disputas majoritárias se constroem por meio do diálogo e da colaboração. “Faço parte de uma federação sólida, com lideranças experientes e reconhecidas, e estou à disposição para contribuir da melhor forma possível”, afirmou.

-“Qualquer decisão será tomada com responsabilidade, sempre tendo como prioridade os interesses de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Porém, posso afirmar que essa questão não está encerrada dentro da União Progressista, entretanto, mantendo como prioridade a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP)”, assegurou.

Aliança com PL

Outra voz relevante nesse debate é a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil). Ela acredita que, com a confirmada candidatura do ex-governador Reinaldo Azambuja e do ex-deputado estadual Capitão Contar pelo PL, a União Progressista não terá alternativa a não ser lançar pelo menos um pré-candidato ao Senado. Segundo Rose, Gerson Claro seria a escolha mais adequada.

Os dois partidos podem explorar uma aliança informal, permitindo que, mesmo sem uma coligação oficial registrada, façam campanha em conjunto, coordenando votos entre seus candidatos. Isso criaria uma estratégia, na qual o eleitorado da União Progressista poderia votar primeiro em Gerson Claro e, em seguida, em Azambuja.

Com a pressão crescente, pesa ainda sobre a União Progressista a questão da reeleição do governador Eduardo Riedel, pelo que muitos argumentam que o PP não deveria também disputar uma das cadeiras no Senado. No entanto, a entrada de Capitão Contar (PL) no jogo mudou o cenário e tornou quase inviável a estratégia anteriormente planejada de dobradinha com o senador Nelsinho Trad (PSD).

Vontade do Partido 

Após reunião do PP, no dia 4 de outubro do ano passado na Capital, a senadora Tereza Cristina (PP), presidente da UpB em Mato Grosso do Sul, disse que “ficou evidente a vontade do partido em lançar um candidato ao Senado.” Com a presença do governador Eduardo Riedel, do ex-governador Reinaldo Azambuja, prefeitos e lideranças do Progressistas no Estado, a reunião demonstrou a tendência que se torna cada vez mais evidente por uma candidatura ao Senado, entre os membros do partido e também de parte da própria UPb.

À medida que as negociações avançam, a possibilidade de lançar um pré-candidato a senador ganha força. Os líderes do PP e da União Brasil reconhecem que a competitividade aumentou e que a federação precisará se posicionar para garantir a preferência dos eleitores de centro-direita em Mato Grosso do Sul.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados