Connect with us
16 de Janeiro de 2026

Economia

Exportação recorde da indústria em novembro alivia retração do setor no Estado

A indústria de Mato Grosso do Sul fechou o mês de novembro de 2025 com retração na produção. Na comparação com novembro de 2024, a produção industrial sul-mato-grossense caiu 13,9%, desempenho inferior à média nacional no período. Os dados estão na Carta de Conjuntura da Indústria, elaborada pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc, com base na Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.

Apesar do resultado negativo no indicador de produção física, o levantamento aponta sinais importantes de sustentação da atividade industrial. A fabricação de produtos alimentícios foi o único segmento a apresentar variação positiva, puxada principalmente pela cadeia de carnes, com destaque para carnes suínas frescas, refrigeradas e embutidos. A produção de açúcar também manteve desempenho relevante ao longo do ano e contribuiu para reduzir os impactos da retração em outros ramos da indústria de transformação.

Outro movimento observado em novembro foi a queda na produção de biocombustíveis, especialmente do etanol. Segundo a análise técnica da Semadesc, essa redução está associada ao ritmo das usinas e à sazonalidade da produção, não comprometendo o desempenho do complexo sucroenergético como um todo, já que a produção de açúcar seguiu ativa no período.

Se o mercado interno mostrou desaceleração, o comércio exterior trouxe um contraponto positivo. De acordo com os dados do Radar Industrial da Fiems, as exportações da indústria sul-mato-grossense alcançaram um valor recorde em novembro do ano passado, somando US$ 592,9 milhões, o maior já registrado para esse mês. No acumulado de janeiro a novembro de 2025, as exportações industriais chegaram a cerca de US$ 7,1 bilhões, crescimento de aproximadamente 15% em relação ao mesmo período de 2024.

A indústria respondeu por quase 80% de toda a receita de exportações do Estado em novembro, evidenciando o peso dos produtos industrializados na pauta externa de Mato Grosso do Sul. O bom desempenho foi impulsionado principalmente pelos setores de celulose e papel, complexo frigorífico e óleos vegetais e derivados, que concentram a maior parte das vendas externas e têm forte inserção em mercados como China, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados