Esportes
São Paulo joga mal, mas segura empate sem gols contra o Nacional fora de casa
No primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, o São Paulo conquistou um empate em a 0 a 0 com o Nacional-URU, em Montevidéu. Conquistou porque fez uma partida ruim, mas o time ao menos volta do Uruguai com um bom resultado para decidir a classificação para as quartas em casa, na próxima semana. Apesar de ter dominado a partida e pressionado o São Paulo, o Nacional também assustou pouco, já que apostou principalmente em bolas pelo alto, a maioria sem perigo.
O empate no jogo de ida simplifica a conta para a volta: quem vencer no Morumbis, daqui uma semana, passa para a próxima fase. Um novo empate, por qualquer placar, e a vaga será decida nos pênaltis.
O primeiro tempo
O São Paulo foi um time praticamente inofensivo no primeiro tempo dessa disputa. Do outro lado, o Nacional sufocou a saída de bola, mas, com poucos recursos, apostou demais nas bolas aéreas, o que fez Arboleda, principalmente, trabalhar bastante nesses 45 minutos. A melhor chance do time da casa foi num chute de fora da área de Oliva, depois de um vacilo que envolveu Ferreira, Luciano e Lucas na intermediária tricolor. O primeiro tempo terminou sem que o São Paulo tivesse chutado uma bola sequer no gol de Mejía.
Segundo tempo
Zubeldía mexeu no time no intervalo, com Wellington Rato na vaga de Ferreirinha. O desempenho do time mudou pouco. O São Paulo continuou sendo pressionado pelo Nacional e errando demais em sua própria intermediária. Sorte dos tricolores que o rival continuou demonstrou grande incapacidade de criar boas oportunidades – e, quando pintou, o atacante Zabala ajudou ao furar uma finalização em que estava livre e de frente para o gol de Rafael. A única finalização perigosa do São Paulo, um chute forte e cruzado de Calleri, não valeu, já que o atacante estava impedido.
O São Paulo volta de Montevidéu nesta madruga e se prepara para um clássico no domingo: pega o Palmeiras, no Allianz Parque, às 16h. A partida de volta das oitavas da Libertadores, contra o Nacional, está marcada para a próxima quinta, dia 22, às 19h.