Connect with us
22 de Janeiro de 2026

Política

Em Mato Grosso do Sul ou São Paulo, Simone Tebet começa a correr riscos ao não ter mais total controle do seu futuro político

As articulações com o PSB de São Paulo, o pedido de Lula e uma performance ainda muito modesta nas pesquisas eleitorais no Mato Grosso do Sul, aliada a falta de espaços que possam potencializar o seu protagonismo em sua terra natal, podem levar a ministra Simone Tebet (MDB) a disputar o governo de São Paulo ou uma vaga no Senado pelo estado. O presidente Lula (PT), a cada dia que passa, aumenta o seu poder sobre o futuro político da ministra.

Tebet já declarou publicamente que estará no palanque de Lula nas próximas eleições presidenciais, independentemente da decisão final do seu partido, o MDB. Ela justifica essa lealdade citando avanços na redução da desigualdade social e investimentos em educação.

Futuro Político

A ministra tem uma reunião marcada , no fim deste mês, com o Presidente para conversarem sobre o seu futuro político. Para concorrer a qualquer cargo por São Paulo, a ministra terá que migrar seu domicílio eleitoral de Mato Grosso do Sul para aquele Estado e ainda poderá trocar o MDB pelo PSB, a convite de nomes como Márcio França, Tabata Amaral e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Aliados contrataram consultorias para avaliar sua força em São Paulo e, no único cenário testado sem Tarcísio de Freitas do Podemos (atual governador do Estado), Tebet lidera contra o prefeito da capital Ricardo Nunes (MDB), o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), a deputada Erika Hilton (Psol-SP), o secretário de governo de SP Gilberto Kassab (PSD) e o vice-governador Felício Ramuth (PSD) –veja quadro abaixo

Eduardo Bolsonaro

Com o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República, Tarcísio deverá concorrer à reeleição para o Governo do Estado, levando-se em conta que, cada vez mais, o filho do ex-presidente começa a conquistar a simpatia entre os eleitores da direita e da extrema-direita no país, sinalizando a transferência de votos do pai, Jair Bolsonaro (PL).

Com Tarcísio de volta ao tabuleiro de São Paulo, restaria a Simone voltar-se para as articulações em Mato Grosso do Sul ou concorrer a uma das duas vagas ao Senado por São Paulo. Mas, teria que enfrentar nomes com grande densidade eleitoral, como Fernando Haddad (PT), Capitão Derrite (PP) , Marina Silva (Rede) e Coronel Mello Araújo (PL), além do vice-presidente Alckmin (PSB) que já manifestou também sua intenção de entrar nesta disputa.

Embora vista como um nome de peso para a “frente ampla” em São Paulo, alguns analistas políticos questionam a competitividade imediata de Simone Tebet para o cargo de governadora. O ministro Márcio França reafirmou sua própria pré-candidatura ao governo paulista, mesmo defendendo a ida de Tebet para o PSB, sugerindo que a decisão final dependerá do presidente Lula.

Publicamente, Tebet tem evitado definir o cargo, afirmando que sua prioridade atual é o Ministério do Planejamento.

Riscos

Em Mato Grosso do Sul, a ministra até pode compor com o PT e formar uma aliança de esquerda para o Governo ou concorrer a uma das duas vagas ao Senado, mas as pesquisas não são favoráveis.

E o risco seria muito alto – tanto na eleição para o Senado, quanto para o Governo do Estado – até porque o seu partido MDB já definiu que vai apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP). Neste caso, ela teria que migrar para o PT ou PSB do Estado e enfrentaria o poder da União Progressista (UPb – União Brasil e PP), o PL do ex-governador Reinaldo Azambuja, o próprio PP de Eduardo Riedel e Tereza Cristina, os antigos aliados do MDB e até mesmo PSD, apesar deste último ter disparado convites à ministra para se filiar ao partido.

A verdade é que, diante dos cenários em Mato Grosso do Sul e São Paulo, as opções de Tebet vão se afunilando e, como a decisão sobre seu futuro político não será dela e, sim de Lula, o caminho até o Palácio dos Bandeirantes, Parque dos Poderes ou até mesmo à Câmara Alta pode se tornar quase impossível de ser percorrido.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SHCGN QD 714/715 - Bloco B – Loja 28 – Asa Norte - Brasília – DF – CEP 70.761-620
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados