agronegócio
Brasil abre novos mercados no Vietnã e Arábia Saudita
O governo brasileiro concluiu negociações sanitárias que viabilizam a exportação de novos produtos agropecuários para o Vietnã e para a Arábia Saudita. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os acordos ampliam o acesso do Brasil a mercados estratégicos e fortalecem a presença do agronegócio nacional no comércio internacional.
No Vietnã, as autoridades sanitárias confirmaram o aceite para a exportação de gordura bovina do Brasil. De acordo com o Mapa, a medida “amplia e diversifica oportunidades para a cadeia pecuária brasileira”. Com cerca de 100 milhões de habitantes, o Vietnã figura entre os principais destinos do agronegócio nacional e importou mais de US$ 3,5 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2025, com destaque para milho, complexo soja, fibras e produtos têxteis.
Já na Arábia Saudita, houve a abertura de mercado para a heparina bovina, anticoagulante utilizado em procedimentos e terapias clínicas. Conforme o ministério, as autoridades sanitárias do país autorizaram a importação do produto brasileiro. Com população estimada em 34 milhões de habitantes, a Arábia Saudita importou mais de US$ 2,8 bilhões em produtos agropecuários do Brasil no último ano, principalmente milho, além de itens dos complexos carnes e sucroalcooleiro.
Com os novos anúncios, o Mapa informou que o agronegócio brasileiro soma 527 novas oportunidades de mercado desde o início de 2023, resultado do avanço das negociações sanitárias e comerciais conduzidas pelo governo federal.

