Cultura/Turismo
Corpo de Silvio Santos foi sepultado na manhã deste domingo no Cemitério Israelita do Butantã em São Paulo
O corpo do apresentador Silvio Santos, que morreu ontem(17) no Hospital Albert Einstein de broncopneumonia após infecção por H1N1, foi sepultado na manhã deste domingo(18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo em uma cerimônia judaica apenas para os mais próximos e sem velório. Silvio Santos era judeu e, por isso, não pode ser cremado.
Conforme a religião, o ideal é enterrar o corpo até 24 horas depois da morte para que possa descansar. O funeral do apresentador deve seguir os ritos da religião. Depois de confirmada a morte, o 1º passo é contatar o Chevra Kadisha –grupo de voluntários que realiza os procedimentos funerários.
Em nota oficial, a família Abravanel se posicionou sobre a morte do apresentador e comunicador Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos.
Confira a íntegra:
“Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.
Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.
Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês,
Família Abravanel”
Autoridades e políticos lamentam morte de Silvio Santos
Diversas autoridades e políticos brasileiros se manifestaram sobre a morte do apresentador Silvio Santos, a maior personalidade da história da televisão brasileira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministros lamentaram.
“Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio”, pontuou Lula.
“Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas ‘colegas de trabalho’, como carinhosamente chamava as telespectadoras”, acrescentou.
Também se manifestaram: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, entre outros.
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) disse que “hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos”. “Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”.