Empreendedorismo
Empresários de MS marcam presença no maior evento de Comércio Exterior do Brasil
Para promover a expansão dos negócios e estabelecer conexões no mercado internacional, o Sebrae e o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e por do meio do convênio MS Inova Mais, levaram uma delegação de 10 empresas sul-mato-grossenses para a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central – Ficomex, em Goiânia (GO). De 27 a 29 de agosto, a programação do evento contou com exposição de stands, workshops, rodadas de negócios e muitas trocas de experiências.
Este tipo de iniciativa permite aos empresários ampliarem mercado e também conhecer as últimas tendências do mercado. “Na missão empresarial são oferecidas uma série de benefícios que impulsionam a internacionalização, como o contato direto a compradores internacionais, aumento da competitividade, networking, fortalecimento e visibilidade da marca”, avalia a analista-técnica do Sebrae/MS, Taíse Pereira.
Marcaram presença no evento, visitantes, investidores e empreendedores de sete estados do Consórcio Brasil Central: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rondônia; além de representantes das embaixadas internacionais e autoridades, como o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o titular da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck.
–
Oportunidades e experiências
A troca de experiências e o conhecimento adquirido foram essenciais para a participante da missão, Amauri Terezinha Proença Raizer, que empreende em Campo Grande com acessórios em pedras naturais com a empresa MADAM. “A missão empresarial é uma forma de expandir meu negócio no Brasil e exterior, representa networking com vários países, rodadas de negócios, conhecer novos equipamentos para modernização e ter possíveis parcerias nacionais e internacional. Quero colocar em prática as possibilidades de parcerias”, destaca Amauri.
Para a empresária Zanir Furtado, que possui uma empresa de luxo no Pantanal com produção de acessórios e bolsas em couro, localizada em Rio Negro, a rodada de negócios foi o ponto alto da programação. “Para mim o mais importante na feira é o networking e a oportunidade de mostrar a minha marca para compradores de tanto do Brasil quanto de fora. Também fiz conexões com pessoas que me apresentaram fornecedores de matérias primas e soluções tecnológicas que não eram esperadas. Também gostei muito de receber a visita e a validação do Governador do Estado. Foi muito válido e acredito que virão muitos frutos positivos”, afirma.
A rodada de negócios também teve impacto positivo para outra empresária de Mato Grosso do Sul, Adelita de Oliveira de Freitas, da empresa Café Agricultor, localizada em Campo Grande. “Essa é sem dúvida a programação mais importante, pois estamos de frente ao cliente podendo apresentar nosso produto”.
De Mato Grosso do Sul, Beatriz Branco é fundadora da empresa Angí Chocolates, e inova com o uso de ingredientes nativos do Pantanal na preparação dos chocolates. Ela enfatiza que o evento valoriza a origem e a história por trás do negócio. “Isso só foi possível graças ao apoio fundamental do Governo e do Sebrae. Eles não só facilitaram nosso acesso a essas oportunidades, mas também nos prepararam para competir de forma justa e sustentável. Esse suporte é vital para que empresas como a minha possam crescer e levar o melhor do Brasil ao mundo”, pontua.
A Ficomex é uma iniciativa da Federação das Associações (Faciest), com co-realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), em parceria com o Governo de Goiás.
Para mais informações sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.