Política
Crescimento com sustentabilidade é objetivo de Beto Pereira para Campo Grande
Beto Pereira tem no meio ambiente um dos pontos mais caros de sua visão de futuro para Campo Grande. Ele considera que o crescimento econômico, vital para a capital do Mato Grosso do Sul, pode gerar emprego e renda aliado à sustentabilidade.
Em sua gestão, as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) que estão sob gestão da Prefeitura terão fiscalização intensificada, com aplicação rigorosa de multas para quem desrespeitar as regras. Campanhas educativas e parcerias com a Guarda Civil Metropolitana e o Corpo de Bombeiros também farão parte das medidas preventivas.
Outra preocupação de Beto é a manutenção e recuperação dos córregos da Capital. A cidade possui córregos que deveriam ser símbolos de vida, mas muitos, como o Córrego Prosa, estão degradados e cheios de lixo, prejudicando a saúde pública e o meio ambiente. “Vamos limpar e revitalizar esses córregos, devolvendo à população áreas livres de poluição e com manutenção regular”, avisa o candidato.
Além disso, ele pretende olhar com atenção a proteção das nascentes e córregos para evitar sua destruição com o crescimento urbano. Para isso, vai investir nas ações previstas no programa “Córrego Limpo, Cidade Viva”, principalmente na ampliação dos pontos de monitoramento da qualidade da água dos mananciais, que hoje são apenas pouco mais de 80 para todos os cursos d’água da Capital. “Nosso objetivo é fazer Campo Grande crescer com responsabilidade ambiental, preservando os recursos naturais e ampliando os espaços verdes”, diz Beto.
Mudanças Climáticas
Em sua gestão como prefeito de Campo Grande, Beto dará prioridade à revitalização, ampliação e manutenção de parques e praças, com um foco significativo na arborização urbana. “Vamos intensificar o plantio de árvores nativas em áreas públicas e nas margens de rios, o que ajudará a combater o aumento das temperaturas e a melhorar a qualidade do ar”, diz.
A arborização também será essencial para expandir as áreas verdes, trazendo mais sombra e conforto térmico para as ruas e avenidas da cidade. Além disso, ele pretende cuidar de perto das nascentes e cursos d’água, implantando projetos de recuperação e proteção em regiões degradadas. Para garantir o envolvimento da comunidade, ações de educação ambiental e campanhas de conscientização sobre a importância de preservar esses espaços serão implantadas em escolas e bairros.
Beto avisa que o Comitê Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas (COMEC) terá o protagonismo que merece na definição de políticas ambientais em Campo Grande. Para isso, ele vai estabelecer uma agenda de reuniões periódicas e garantir que o comitê tenha um papel ativo na elaboração de estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Além disso, Beto vai fortalecer a atuação do COMEC com a participação direta da sociedade civil, especialistas e ONGs ambientais. Acelerar o processo de implementação de políticas discutidas no comitê será uma prioridade, começando com a elaboração de um plano de ação com metas claras e prazos definidos. “O comitê será fundamental para garantir que todas as políticas públicas municipais contemplem a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, conclui.
Beto Pereira é candidato à Prefeitura de Campo Grande pela coligação PSDB/CIDADANIA, PL, MDB, SOLIDARIEDADE, PSD, PSB, REPUBLICANOS e PODEMOS. Ele tem como vice a Coronel Neidy.