Economia
Jaime Verruck participa de Fórum Latino-Americano de Economia Verde em São Paulo
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck participou hoje (02) do 2° Fórum Latino-americano de Economia Verde realizada no Teatro Vivo, em São Paulo. O evento, realizado pela agência de notícias em espanhol EFE, reúne especialistas e líderes empresariais para discutir políticas inovadoras, a urgência de reduzir as emissões de carbono e as oportunidades de investimento sustentável que podem transformar as perspectivas econômicas da região.
O financiamento público-privado de projetos sustentáveis, o gerenciamento de resíduos e a criação de empregos verdes também estão sendo discutidos. O secretário Jaime Verruck foi entrevistado pelo diretor general de Américas EFE, Manuel Fuentes.
O objetivo do fórum Latino-americano foi discutir políticas inovadoras, a urgência de reduzir as emissões de carbono e as oportunidades de investimento sustentável que podem transformar as perspectivas econômicas da região.
Em suas considerações, o secretário Verruck abordou os desafios das mudanças climáticas severas vividas pelo Mato Grosso do Sul, Estado que abriga 65% do Pantanal, a maior região úmida do mundo. Verruck destacou as ações de combate aos incêndios que incluem intensa mobilização das forcas armadas nos trabalhos.
As metas de Mato Grosso do Sul para se tornar Estado Carbono Neutro 2030, com os programas de recuperação de solo e áreas degradadas, energias renováveis e integração agricultura pecuaria e florestas, também foram apresentados.
Verruck discorreu ainda sobre a Lei do Pantanal a questão de regularização Fundiária e os planos para o futuro do Estado. O fórum é patrocinado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e pela Norte Energia, operadora de Belo Monte, a quarta maior usina hidrelétrica do mundo, além de contar com o apoio da Vivo e da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil