Entre os principais avanços, estão a implementação de sistemas online para consultas, agendamentos e pagamentos, permitindo que os usuários realizem diversas operações sem precisar ir até uma unidade física. Além disso, o Detran-MS tem investido em tecnologias para aprimorar a segurança e a eficiência no registro de veículos e na emissão de documentos.
O legado desses 47 anos reflete não apenas a modernização dos serviços, mas também a busca constante por um trânsito mais seguro e organizado, com ações de educação no trânsito e parcerias com outras instituições. A digitalização não só facilitou o dia a dia dos cidadãos sul-mato-grossenses, mas também contribuiu para uma gestão mais transparente e eficiente.
A grande virada de chave foi na pandemia, que acelerou os processos e antecipou o lançamento do aplicativo Detran MS, que assim como o Portal de Serviços Meu Detran, oferta 95% dos serviços disponíveis nas 90 agências de atendimento ao público em geral espalhadas pelo Estado.
Entre os mais recentes produtos inovadores do Detran-MS está o Monitoramento Anticorrupção – MAC Detran-MS. A ferramenta de IA – inteligência artificial – monitora 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. Com ela é possível monitorar os sistemas e analisar padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual. É possível filtrar um período referência, seja na área de veículos, condutores ou terceirizadas, para que a IA comece a analisar as operações seguintes e mostre qualquer tipo de desvio padrão por meio de gráficos e detalhamentos.
O CISV (Centro integrado de Segurança Viária) do Detran-MS já auxiliou na recuperação de diversos veículos e atua em constante monitoramento para casos de clonagem, veículos furtados, roubados e também veículos ligados ao tráfico de drogas. O CISV trabalha em conjunto com as forças de segurança. Atuam nessa inteligência transversal para identificar, monitorar e abordar os veículos: agentes da autoridade de trânsito do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, FICCO-MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul), além de forças de segurança federais e municipais.
O Primeiro Emplacamento Digital também foi uma grande modernização do Detran-MS. O serviço reduziu a burocracia e facilitou a vida do cidadão no processo de emissão de documentos CRLV e da Autorização para a Estampagem de placa para veículo zero quilômetro. O serviço está disponível para qualquer cidadão que possua conta nível prata ou ouro no Gov.br, e pode ser solicitado no portal de serviços Meu Detran, na aba “Veículos”. Rolando a barra, na lateral esquerda, basta procurar por “Primeiro Emplacamento”, que dará as opções para iniciar uma nova solicitação ou consultar o andamento de um pedido já realizado.
Os Guichês de atendimento dentro dos pátios de apreensão vieram para agilizar o processo de liberação de veículos nos pátios PMax e Autotran na Capital. Antes, o proprietário precisava ir até a sede do Detran-MS ou a Agência Guaicurus, buscar informações sobre o veículo e levantar os débitos existentes. O próximo passo era ir até o pátio e fazer os ajustes necessários, e depois retornar ao Detran para buscar o requerimento de liberação. O serviço permite ao proprietário faça a negociação dos débitos e resgate o veículo no mesmo lugar.
Outra iniciativa inédita foi o convênio celebrado com o Banco do Brasil que permite que o cidadão sul-mato-grossense que estiver com débitos acumulados de multas, licenciamentos, IPVA e outras dívidas relativas a veículos, poderá fazer o parcelamento em até 12 vezes no cartão direto no guichê de qualquer agência do Detran-MS.
Na aplicação de exames, diversos avanços marcaram a transição do analógico para o digital. A aplicação de prova teórica online, por exemplo, trouxe mais agilidade e transparência ao processo. Além disso, os candidatos à primeira habilitação ou de cursos como reciclagem para condutores infratores, atualização para CNH e cursos especializados, já podem consultar online a prova teórica, o gabarito do exame, e pedir revisão das questões que porventura vierem a discordar, tudo pelo Portal de Serviços Meu Detran.
A Certidão de Prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também integra a lista de serviços desburocratizado. O documento possui caráter informativo, e geralmente é solicitado por motivações trabalhistas, judiciais ou mesmo, por questões relacionadas à aposentadoria. Além de ser utilizado para comprovar a situação da habilitação em cursos especializados, como para atuar como condutor de ônibus ou motorista de aplicativos, por exemplo.
O digital avançou, mas os serviços presenciais continuam sendo aperfeiçoados para melhor atender a população. A estrutura física das agências faz parte das melhorias. Agora em outubro, foi finalizada a obra da unidade de Naviraí, que se tornou a 41° agência do Detran a passar por reforma e ampliação. Neste ano de 2024 também foram reformadas: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Mundo Novo e Eldorado.
Outro ponto primordial nos serviços presenciais é ter servidores preparados para prestarem atendimento de excelência. Inúmeros cursos e capacitações vêm sendo realizados, entre eles, o Curso de Atendimento 60+, desenvolvido para o novo modelo de atendimento exclusivo lançado pelo Detran: o Guichê 60+. Lançado agora em outubro, o novo serviço foi criado para prestar um atendimento humanizado, com escuta, paciência e atenção, de modo a buscar a solução para o problema daquele cidadão que já viveu mais de seis décadas. Outro diferencial é que o servidor está pronto para orientar e ensinar aquele usuário a utilizar as ferramentas digitais como o Gov BR, por exemplo. Por enquanto, o Guichê 60+ está disponível em duas agências do Estado: uma na Agência Híbrida em Dourados, e outra na Agência do Shopping Campo Grande.
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Na missão de Diretor-Presidente por três vezes e tendo participado dessa transição do analógico para o digital, Rudel Trindade, acredita que os avanços deixam um legado importante para o Estado. “Temos seguido os pilares que norteiam a gestão do governador Eduardo Riedel, de um Estado verde, digital, inclusivo e próspero. Estamos sempre buscando inspirações tecnológicas mundo afora, para que possamos sempre aperfeiçoar nossos serviços”.