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Verstappen vence GP de São Paulo após largar em 17º e fica perto do tetra
Holandês da RBR mostra misto de competência e sorte para escalar o pelotão e garantir a vitória em prova caótica no circuito de Interlagos. Título pode sair já na próxima etapa, em Las Vegas
A vitória no Grande Prêmio de São Paulo ficou com quem teve competência e sorte: Max Verstappen. O holandês da RBR saiu da 17ª colocação, escalou o pelotão e ultrapassou Esteban Ocon após safety car para tomar a liderança e se aproximar ainda mais do tetracampeonato mundial. Ocon e Gasly fecharam o pódio e obtiveram um resultado muito celebrado pela Alpine. Vice-líder da Fórmula 1, Norris acabou na sexta colocação.
O resultado foi importantíssimo para Max Verstappen na luta pelo título. O holandês somou 26 pontos na corrida (25 pela vitória e mais 1 pela volta rápida) e chegou a 393 pontos. Norris, por sua vez, somou apenas oito e foi a 331. A diferença subiu para 62, e a conta é simples: Verstappen garante o título se chegar à frente ou igualar a pontuação de Norris em Las Vegas. Caso chegue atrás, Max ainda pode garantir o título nos EUA se a distância entre os dois na corrida for de, no máximo, dois pontos.
Lando Norris largou na pole position, mas perdeu a ponta para George Russell logo na primeira curva. Enquanto isso, Verstappen saltou da 17ª para a sexta posição em poucas voltas. A briga entre os dois britânicos pela pole seguiu durante a primeira metade da corrida, mas um safety car virtual causado por Nico Hulkenberg fez com que a maioria dos pilotos fosse para os boxes. Ocon, Verstappen e Gasly ficaram na pista e assumiram as três primeiras colocações.
A chuva apertou muito em Interlagos na metade da prova, e Norris ultrapassou Russell para se tornar o 4º colocado – o melhor entre aqueles que não tinham parado. Segundos após a manobra, no entanto, o safety car foi acionado por causa das condições da pista. Com o carro de segurança na pista, o trio da frente deu sorte: Franco Colapinto bateu no muro ainda assim e causou bandeira vermelha.
Na relargada, Esteban Ocon manteve a ponta e vinha conseguindo abrir vantagem sobre Verstappen. Porém, Carlos Sainz abandonou a prova e causou um novo safety car. Na volta 43, o holandês agarrou a oportunidade, ultrapassou o francês da Alpine e abriu vantagem para conquistar a vitória. Norris, que seguia brigando com Russell pelo quarto lugar, escapou da pista e teve que se contentar com a sexta colocação.
Largada
George Russell largou bem, foi para cima e tomou a ponta de Lando Norris logo na primeira curva. Um pouco mais atrás, Esteban Ocon atacou Yuki Tsunoda na briga pela terceira posição, mas o japonês se segurou bem.
Max Verstappen, que largou em 17º, escalou o pelotão no início e subiu para a 10ª colocação, com direito a ultrapassagem sobre Lewis Hamilton. Por outro lado, Sergio Pérez rodou na parte final da volta e caiu para 18º – último entre os que estavam na pista. No fundo do grid, Franco Colapinto também ganhou posições e alcançou o 12º posto.
Se o holandês já havia mostrado muita habilidade nas primeiras voltas ao ultrapassar sete carros, o brilho não se resumiu a isso. Ainda na volta 6, Verstappen já estava no oitavo lugar após deixar Fernando Alonso e Pierre Gasly para trás. Na 10, o tricampeão mergulhou de longe na entrada do S do Senna e superou Oscar Piastri, assumindo a sétima posição. Lawson foi a vítima seguinte, na volta 11. Tudo isso sem poder utilizar o DRS.
Chove, chuva…
No começo, a chuva estava leve e os pilotos pareciam tranquilos usando pneus intermediários, mas a água apertou muito ao longo da prova. Após safety car virtual causado por rodada de Hulkenberg, a maioria dos competidores foi para os boxes. A princípio, quase todos eles seguiram com compostos de cor verde. Pérez, Lawson e Tsunoda foram as exceções. Ocon, Verstappen e Gasly optaram por não parar e ficaram nas três primeiras posições momentaneamente.
Bandeira preta: Hulkenberg desclassificado
Safety car e bandeira vermelha
Depois da ultrapassagem na largada, George Russell manteve a distância para Lando Norris em torno de 1 segundo. Em alguns momentos durante a primeira metade da prova, o condutor da McLaren deu a impressão de que conseguiria atacar com mais consistência, mas o ritmo nas retas não era o ideal.
Com a chuva um pouco mais fraca e a pista limpa, os pilotos fizeram uma relargada em movimento – todos saíram com pneus intermediários. Ocon conseguiu manter a liderança contra Verstappen e abriu 1s5 do holandês em menos de uma volta. Mais atrás, Norris tentou atacar Gasly, passou reto e acabou perdendo a quarta posição para Russell.
Na volta 43, o safety car foi para os boxes e a corrida trocou de mãos: Verstappen atacou Ocon na relargada e fez a ultrapassagem para assumir a liderança da corrida. A situação ficou ainda pior para Lando Norris, que saiu da pista e caiu para a sétima colocação.
Aos poucos, o holandês começou a virar voltas rápidas em sequência e não deu a menor chance de reação para o francês. Com mais de 15 segundos de folga, o tricampeão viu a bandeirada e ficou perto de sentir o gosto do tetra.