Economia
Ponte da Rota Bioceânica avança com mais de 60% das obras concluídas
Cravada dentro do Pantanal Sul-mato-grossense, a porta de entrada da Rota Bioceânica avança sobre o rio Paraguai. A obra da ponte binacional, entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, segue a pleno vapor, com 60% dos trabalhos concluídos.
A projeção é de um cenário de oportunidades, onde desde já comerciantes, empresários e a população em geral vivem a expectativa de uma nova realidade para toda região.
Atualmente o canteiro de obras conta com mais de 400 trabalhadores, com atividades dos lados brasileiro e paraguaio do rio. Os viadutos já foram finalizados e os pilares estão sendo implantados – 68% do lado do Paraguai e 59% do lado brasileiro.
A expectativa é que a obra fique pronta no primeiro trimestre de 2026. A ponte terá 1.294 metros de comprimento e 29 metros de altura em relação ao leito do rio Paraguai.
Prosperidade
O empresário Marcos da Mata Souza diz que a obra vai trazer muito progresso. “É um sonho de todo mundo, não vemos a hora disto se concretizar. Para nós aqui murtinhenses será um pulo muito grande. A expectativa é grande, e com certeza está vindo o progresso, riqueza, prosperidade para nós. Todo mundo, a população inteira vai usufruir disto,” celebra.
O gerente de loja Gelson Aparecido de Oliveira afirma que desde que começou a obra a população da cidade de Porto Murtinho aumentou. “Pessoal gasta no comércio da cidade, quando a obra for concluída vai melhorar mais ainda. Todo mundo está feliz com esta obra. Os murtinhenses estavam indo embora e agora vão começar a voltar,” comenta.
Rota Bioceânica
A Rota de Integração Latino-Americana (RILA), ou Rota Bioceânica, que começa em Mato Grosso do Sul, passando por Porto Murtinho, em direção ao Paraguai, Argentina e Chile, será um caminho mais curto ao Oceano Pacífico para acesso aos mercados asiáticos – chegando a países como China, Índia, Japão, entre outros.
Com a nova rota, a previsão é de ganhos expressivos na exportação, importação, competitividade dos produtos regionais, e promoção de intercâmbio entre o Brasil e a Ásia, além do Mercosul e do Chile.
O Governo do Mato Grosso do Sul mantém investimentos robustos nas cidades que farão parte da Rota Bioceânica, entre elas Porto Murtinho, que recebeu R$ 40,6 milhões em obras nos últimos anos. Também foram garantidos incentivos para reativar a hidrovia do Rio Paraguai, atraindo operadores e empreendimentos portuários à região.
Outro foco foi a articulação junto ao Governo Federal para realização das obras complementares que vão contribuir com a Rota Bioceânica. Entre elas o acesso à Ponte Bioceânica, por meio da rodovia BR-267, onde serão pavimentados 13 km, além da construção de um centro aduaneiro, trabalho de terraplanagem e acesso elevado à ponte.
O investimento será de R$ 472,4 milhões por parte da União, e a expectativa é que a alça seja concluída em 36 meses.
Também está sendo feita a restauração de 101 km da rodovia BR-267, que liga o distrito de Alto Caracol a Porto Murtinho. As obras tiveram início na semana passada, de acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes).