Política
“A política precisa se oxigenar e esse movimento fortalece nosso grupo”, Gerson Claro, Presidente da Assembleia Legislativa

Ao participar do encontro do Progressistas (PP), na manhã deste sábado (04), em Campo Grande, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, destacou o inicio da caminhada do novo grupo do partido no Estado.
-“Aqui a gente vai conseguir montar um arco de aliança para manter esse projeto político que elegeu Eduardo Riedel, que deve eleger o ex-governador Reinaldo Azambuja como senador e que vai permitir ao PP pleitear a segunda vaga ao Senado. A política precisa se oxigenar e esse movimento fortalece nosso grupo”, declarou Gerson.
A declaração de Gerson, quanto ao PP lançar um candidato ao Senado nas eleições de 2026, encontra eco entre os principais integrantes do partido no Estado e da própria Federação União Progressista (UPb). Segundo liderança que participou do encontro, o Progressistas precisa ter um candidato ao Senado no Estado para reforçar o movimento nacional de eleger o maior número possível de parlamentares na Câmara Alta do país, a partir de 2027, para avançar com as pautas da direita e da centro-direita. “As lideranças do PP cobram esta vaga ao Senado”, reportou a fonte.
Pré-Candidato
Gerson Claro tem se colocado nos bastidores como pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026. A disposição foi manifestada por ele em diversas entrevistas, condicionada ao apoio do partido e de lideranças políticas de sua base. O presidente da Assembleia Legislativa, tem afirmado que está pronto para concorrer se esse for o desejo do PP e do seu grupo político.
O nome de Gerson Claro já tem o apoio de um relevante grupo de prefeitos, vereadores, dos deputados estaduais e de uma crescente parcela dentro da federação União Progressista (formada por PP e União Brasil).
Encontro
O encontro do Progressistas, neste sábado, foi o primeiro após a filiação do governador Eduardo Riedel ao partido. Entre as mais de 50 lideranças presentes, além de Riedel, estavam a senadora Tereza Cristina, o próprio presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, entre eles o de Governo, Rodrigo Perez, prefeitos, vices e secretários municipais. O ex-governador Reinaldo Azambuja (PL), também participou do encontro.
Durante o encontro, o Progressistas já recebeu novos filiados. Confira a relação abaixo:
- Ex-secretário estadual e ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo
- Ex-prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes
- Prefeito de Três lagoas Cassino Maia
- Prefeito de Juti, Gilson Cruz
- Prefeito de Antonio João, Marcelo Pé
- Prefeito Malakias de Japorã
- Secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza
- Secretária adjunta da Segov, Ana Nardes;
- Coordenador de Políticas Indígenas, Fernando da Silva
- Delegado André Matsushita, presidente da Adepol/MS