Cultura/Turismo
Agente Secreto faz história no Globo de Ouro com duas premiações e Wagner Moura vence como melhor ator
O filme brasileiro “O Agente Secreto” fez história e venceu o Globo de Ouro nas categorias de melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama para Wagner Moura. É uma marca que simboliza a maturidade do cinema brasileiro e fortalece a trajetória do filme para o Oscar 2026.
Melhor Filme de Língua Não Inglesa
O diretor Kleber Mendonça Filho subiu ao palco para receber o troféu de melhor filme em língua não inglesa acompanhado pela equipe do longa, incluindo de Wagner. Mendonça agradeceu a todos que viram o longa, a equipe e também Wagner. Veja o discurso do diretor brasileiro:
“Eu adoraria dizer muito obrigado à Vitrine Filmes no Brasil que fez com que ‘O Agente Secreto’ virasse um sucesso, agradecer a Emilie , minha produtora e companheira de vida.. Agradecer à nossa equipe e ao elenco maravilhoso. Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não inglesa. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, disse Kleber.
Wagner Moura
O ator Wagner Moura repetiu o feito de Fernanda Torres e fez história ao vencer o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama por “O Agente Secreto” no Globo de Ouro neste domingo (11). A premiação considerada um “termômetro” para o Oscar.
Essa foi a segunda indicação do brasileiro à premiação. Em 2016, ele concorreu na categoria de Melhor Ator em Série de Drama por “Narcos” — mas não levou o prêmio.
A vitória no Globo de Ouro fortalece a temporada de Moura e ajuda a campanha ao Oscar. No ano passado, a atriz brasileira Fernanda Torres ganhou o prêmio Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”. Algumas semanas depois, ela foi indicada ao prêmio mais desejado do cinema.
Desde a estreia de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes, Moura tem sido elogiado e premiado pelo papel. Ele já soma mais de cinco de prêmios internacionais, entre eles o da mostra francesa, o do Festival de Chicago, o da crítica de Nova York e mais.
Além dos dois prêmios conquistados, o filme “O Agente Secreto” concorreu a Melhor Filme de Drama, mas perdeu para o filme “Hamnet”.
Sobre o que fala “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.

