Connect with us
16 de Agosto de 2025

Política

ALEMS retoma sessões e deputados encaminham a primeira pauta do segundo semestre

Os deputados estaduais participaram da votação da Ordem do Dia na primeira sessão ordinária do novo semestre na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta terça-feira (5). A pauta pode ser acompanhada por este link.

Segunda discussão

Em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei 206/2024, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que torna obrigatória a disponibilização do cancelamento de produtos ou serviços por meio virtual. O projeto determina que as empresas concessionárias de serviços públicos, telefonia, internet, planos de saúde, cartões de crédito e bancos e ainda todas as que ofereçam a possiblidade de contratação de produtos ou serviços via internet, aplicativos ou telefone, que atuem no Estado de Mato Grosso do Sul e que se utilizam de sites ou aplicativos virtuais, disponibilizem ao consumidor a possibilidade de cancelamento unilateral e imediato dos produtos ou serviços contratados pelo mesmo meio virtual.

De acordo com justificativa do deputado, isso não exclui a possibilidade de cancelamento no próprio estabelecimento, mediante ligação telefônica ou outros meios já utilizados pelas empresas. Com a aprovação, o projeto vai à redação final por ter sofrido emenda.

Discussão única

Dois projetos de resolução, que concedem a Comenda do Mérito Legislativo e o Título Honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense a quem especificam, foram aprovados. Os Projetos de Resolução 2/2025 e 8/2025 são dos deputados Junior Mochi (MDB) e Zé Teixeira (PSDB), respectivamente, que concedem a honraria a José Vitor Leme e a João Rosa Viscaio.

Ainda estava prevista a votação em redação final do Projeto de Lei 31/2025, do deputado Zeca do PT (PT), mas foi retirado de pauta.

Hashioka lamentou a morte de assessor de seu gabineteFoto: Luciana Nassar / ALEMS

Homenagens póstumas

Durante o pequeno expediente o deputado Pedro Kemp (PT) homenageou o artista plástico Jonir Figueiredo, que faleceu aos 73 anos após participar da 3ª edição do Festival Bonito Cinesur. “Ele ficou conhecido por suas obras com foco no Pantanal, com linguagem modernista, com grande contribuição para a arte sul-mato-grossense”, disse o parlamentar.

Na mesma sessão, o deputado Roberto Hashioka (União) lamentou a morte do assessor de seu gabinete, Luiz Torchetti Neto, de 35 anos, que foi atropelado ao tentar atravessar a Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande. O amigo que o acompanhava, de 38 anos, está internado em estado grave na Santa Casa. “Uma tragédia, fatalidade, um assessor de nosso gabinete, jovem, e enviamos essa Moção de Pesar aos familiares e amigos. Era daqueles que faziam a diferença, com zelo e integridade, de sorriso fácil e companheiro sincero. Psicólogo por formação, atuante na política, foi presidente de diretório estudantil, secretário geral da Juventude do PSDB, fundador da União Jovem e conselheiro estadual do Conjuv (Conselho da Juventude). Que Deus conforte a todos nesse momento de profunda tristeza”, finalizou

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados