agronegócio
Apaixonada pelo gado leiteiro, produtora aumenta eficiência em propriedade com trabalho do Senar/MS
“Eu comecei com cerca de 12 litros de leite por vaca e hoje está dando uma média de 25 litros”. Dessa forma, comentando de maneira simples e direta como a produção dobrou, Doriani Martins resume o papel do Senar/MS em sua vida. Além da melhoria na eficiência produtiva, a Assitência Técnica e Gerencial (ATeG) também atuou no aprimoramento da gestão e finanças da propriedade, localizada no município de Selvíria, que pulsa amor pela bovinocultura de leite.
A produtora rural herdou dos pais a criação de gado de corte, porém, por paixão pela pecuária leiteira, há 20 anos partiu dela a decisão de investir no ramo. Agora, ela segue em um novo desafio: a sucessão familiar.
“O Senar dá até um caderno para você anotar tudo o que comprou e vendeu. A gente sabe onde está errando, onde leva prejuízo, e consegue consertar isso. Depois vem o melhoramento genético, a melhor maneira de tratar dos animais, a qualidade do leite para se manter sempre de excelência. Eu segui as orientações dos técnicos e foi melhorando até chegar nisso. O Senar transformou, transformou muito a minha vida”, relata a produtora.
ATeG
Doriani faz parte do grupo de produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial, ferramenta de melhoria da gestão do negócio, produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. Com a aplicação da metodologia proposta em conjunto com o produtor, o Senar/MS difunde conhecimento e tecnologias que permitem o crescimento de empresas rurais em várias cadeias produtivas do agronegócio.
Para saber mais procure o Sindicato Rural do seu município.