agronegócio
Aplicativo da Agraer moderniza a assistência técnica e amplia o atendimento aos produtores rurais
Durante a abertura do 2º TecLeite-MS, em Glória de Dourados, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacou a importância do novo Sistema de Gerenciamento de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), o Sigater, anunciado oficialmente pela Agraer. A ferramenta digital marca o início de uma nova fase de modernização tecnológica da Agência e representa um avanço na forma como o Estado oferece assistência técnica aos produtores da agricultura familiar.
Segundo Jaime Verruck, o sistema permitirá que cada atendimento prestado pelos técnicos da Agraer seja registrado e monitorado, possibilitando o acompanhamento detalhado da atuação junto aos agricultores familiares. “A Agraer é uma autarquia na qual estamos realizando investimentos na área de tecnologia. Agora, a partir de novembro, vamos ter um sistema gerencial de controle e monitoramento da assistência técnica. Isso quer dizer que cada atendimento da agricultura familiar do Estado será registrado, permitindo avaliar quantas ordens foram emitidas e em quais áreas houve apoio técnico efetivo”, explicou o secretário.
O Sigater, desenvolvido pela Sigma Sistemas, vai funcionar de forma integrada e online, permitindo que as unidades locais, regionais e a administração central da Agraer acessem as informações em tempo real. O secretário também destacou que o aplicativo, vinculado ao MS Digital, facilitará o acesso dos produtores aos serviços da Agência. “O novo sistema permitirá ao produtor da agricultura familiar marcar e solicitar uma consulta técnica, online ou presencial, diretamente pelo aplicativo. Assim, a Agraer amplia sua capacidade de atendimento e estabelece uma relação mais direta com o produtor, conectando-o ao conhecimento e à assistência técnica em todo o Estado”, reforçou o titular da Semadesc.
De acordo com a Agraer, o Sigater vai integrar todas as ações de ATER realizadas no Estado, desde visitas técnicas até a elaboração de projetos, emissão de relatórios e acompanhamento de resultados. A nova plataforma substituirá o antigo sistema ATER-MS e trará benefícios tanto para os técnicos, com mais agilidade, padronização e segurança, quanto para os produtores, que terão um acompanhamento mais próximo e eficiente.
“O objetivo é melhorar a produção, a produtividade e a renda do produtor por meio de um sistema que garanta acesso fácil e organizado à assistência técnica da Agraer. Parabenizo toda a equipe pela inovação, mas principalmente o produtor sul-mato-grossense, que a partir de agora contará com uma ferramenta moderna para se conectar com a Agência e fortalecer sua produção”, concluiu o secretário Jaime Verruck.

