Anunciado no último sábado, Jhon Arias é o jogador estrangeiro mais caro já contratado na história do futebol brasileiro. Em valores corrigidos pela inflação, a contratação superou a do atacante Tévez, ex-Corinthians, em cerca de 18 milhões de reais. O Timão tinha o recorde de contratação mais cara de um estrangeiro na história do futebol brasileiro há quase 22 anos. Mais precisamente: 7.739 dias.
O Palmeiras acabou com a marca do maior rival ao fechar com o Wolverhampton, da Inglaterra, um negócio de 25 milhões de euros. Há 22 anos, o Corinthians pagou cerca de 43 milhões de reais para tirar Tévez do Boca Juniors. Em valores corrigidos pelo IPCA, a contratação do argentino no Timão equivaleria a 137 milhões de reais hoje. Confira o ranking abaixo:
Jogadores estrangeiros mais caros da história do futebol brasileiro — Foto: InfoesporteA contratação de Arias o coloca ainda como a quarta maior compra da história do futebol brasileiro, atrás de Lucas Paquetá, Gerson e Vitor Roque. O colombiano ainda não tem data para se apresentar ao Verdão, mas já foi anunciado pelo clube. O meia-atacante era um sonho antigo do Verdão. O técnico Abel deu méritos para a presidente Leila Pereira pelo acordo.
– Jogadores são reforços quando jogarem. Se o clube anunciou é ótimo, porque precisamos de mais soluções, sei que estão fazendo um esforço grande para ir atrás de soluções. Contratação desse nível é de presidente.
O terceiro estrangeiro mais caro da história do futebol brasileiro é o argentino Thiago Almada. O Botafogo acertou com o Atlanta United uma negociação de U$ 22 milhões, valor que, corrigido pela inflação, ultrapassa a casa dos R$ 130 milhões.
Essa negociação tinha imposto ao Botafogo um transfer ban neste início de janela, em razão de pendências relacionadas ao acordo com o clube da MLS. A situação foi resolvida na última sexta-feira, quando as partes chegaram a um entendimento. Com isso, o Glorioso voltou a poder inscrever novos reforços.
O Flamengo é o único com mais de um representante na lista de estrangeiros mais caros da história do futebol brasileiro. A chegada de Arrascaeta e Alcaraz foram impactantes, mas só um deu certo. O uruguaio é o craque do time desde 2019 e coleciona títulos pelo time carioca. Já o argentino não engrenou e fez 19 partidas com a camisa rubro-negra.

