Política
Assembleia deve mudar Lei para viabilizar candidatura de coronel a vice na Capital
O Projeto de Lei Complementar 5/2024, que altera o Estatuto dos Militares do Estado (Lei Complementar 53/1990), começou a tramitar nesta quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
A matéria tem como objetivo possibilitar que policiais militares da ativa se candidatem a cargos eletivos, desde que atendam exigências quanto ao tempo de serviço.
O texto no plenário pode beneficiar a ex-subcomandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Neidy Nunes Barbosa, para ser a vice de Beto Pereira (PSDB), pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande nas Eleições Municipais de 2024.
A “coincidência” pode indicar que a Lei está sendo alterada para permitir a candidatura da coronel, que foi exonerada de cargo de confiança a pedido no dia 5 de junho.
Por ser PM, Neidy está livre da exigência de filiação partidária com seis meses de antecedência, e tem dia 5 de agosto para confirmar a candidatura.
A mudança da Lei também abre a possibilidade de mais policiais militares da ativa se candidatarem.
Atualmente, Mato Grosso do Sul tem vários ex-pms eleitos, como por exemplo o deputado Coronel David (PL) e o vereador Coronel Vilasanti (União), mas ambos eleitos