Connect with us
16 de Agosto de 2025

Colunas

Autocuidado: um compromisso diário com o corpo, a mente e a saúde

Nos últimos anos, o conceito de autocuidado tem ganhado cada vez mais visibilidade diante de um cenário marcado por rotinas aceleradas, pressões constantes e um bombardeio de estímulos típicos da vida contemporânea. Popularizado por campanhas de saúde, redes sociais, influenciadores e veículos de comunicação, o termo muitas vezes é associado apenas a práticas pontuais, como momentos de lazer ou cuidados estéticos. No entanto, especialistas destacam que o autocuidado se trata, na verdade, de um compromisso diário com a saúde física, mental, emocional e social.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 80% dos casos de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e diabetes tipo 2 poderiam ser evitados por meio de mudanças sustentáveis no estilo de vida, evidenciando a importância de um autocuidado consciente e integral como ferramenta de prevenção e promoção da saúde.

Especialistas alertam a importância de olhar para o corpo e mente em meio às rotinas exaustivas. Foto: Divulgação

Segundo a psicóloga e professora do Centro Universitário Uniredentor, Dra Renata Caveari, a cultura do desempenho muitas vezes nos afasta da consciência de que somos humanos e precisamos fazer pausas. Para ela, o autocuidado mental representa uma forma de reconexão pessoal, por meio do respeito aos próprios limites e da acolhida das emoções.

Ela ressalta que atitudes simples, como fazer pequenas pausas ao longo do dia, praticar a respiração consciente, reservar momentos para o lazer, ler bons livros e até mesmo aprender a dizer “não” quando necessário, são formas práticas de cuidar da saúde mental. É, de acordo com a especialista, um processo contínuo de conscientização das próprias necessidades, que leva à implementação de ações específicas para atendê-las.

Entre os principais desafios, Dra Renata, destaca a valorização excessiva da produtividade constante que acaba aprisionando as pessoas em um ciclo de culpa. “A cultura do desempenho nos captura o tempo todo com metas urgentes e estímulos em excesso. Isso faz com que muitas pessoas se sintam culpadas por parar e cuidar de si. O primeiro passo, portanto, é aceitar que precisamos nos colocar como prioridade. Só vivemos uma vez e é preciso valer a pena. Nossa saúde é única e deve ser inegociável”, enfatiza.

O primeiro passo, portanto, é aceitar que precisamos nos colocar como prioridade. Imagem de freepik

Do ponto de vista físico, o cuidado com o corpo também precisa ser priorizado. Nesse sentido, a professora da pós-graduação em dermatologia da Afya Educação Médica Goiânia, Dra Bruna Paula Cunha, alerta que a pele também pode ser um reflexo direto do que acontece internamente. “Quando estamos estressados, cansados ou nos alimentamos mal, isso aparece nela, sendo assim, seu cuidado não é apenas uma questão estética, mas sim uma prática de saúde” explica. Dessa forma, alterações como ressecamento, manchas, acne, queda de cabelo ou sensibilidade podem indicar desde deficiências nutricionais até doenças autoimunes ou hormonais.

“Ao cuidar da pele, estamos prevenindo doenças como dermatites, infecções, acne severa e até câncer de pele e que hábitos como proteção solar, hidratação, alimentação equilibrada e sono de qualidade impactam diretamente a saúde cutânea e o bem-estar geral. Além disso, esses cuidados também se relacionam à autoestima e à saúde mental, que são fatores essenciais para uma vida equilibrada”, esclarece Dra Bruna.

Cuidar do corpo e da mente é uma prática essencial que melhora o bem-estar, as relações e a qualidade de vida. Imagem de freepik

Opção 2: Cuidar do corpo e da mente é uma prática essencial que melhora o bem-estar, as relações e a qualidade de vida. Pensando nisso, as especialistas compartilharam algumas dicas importantes:

  • Estabeleça uma rotina de descanso e lazer: Seu corpo e sua mente precisam de pausas. Criar momentos de lazer entre as obrigações diárias reduz a ansiedade, melhora o humor e aumenta a produtividade. Dormir bem também é essencial para a regeneração celular e o equilíbrio emocional.
  • Desenvolva uma rede de apoio: Ter com quem contar faz diferença. Conversar com amigos, familiares ou grupos de apoio ajuda a aliviar tensões, fortalece vínculos afetivos e diminui o sentimento de solidão.
  • Busque momentos de silêncio ou meditação: Parar por alguns minutos pode renovar seu dia. A prática regular de silêncio consciente ou meditação reduz o estresse, melhora o foco e ajuda a lidar melhor com emoções difíceis.
  • Invista em atividades que te dão prazer: O que te faz sorrir também te fortalece. Pintar, cozinhar, dançar, caminhar ou ouvir música são formas de se reconectar com a alegria e estimular a criatividade e o equilíbrio emocional.
  • Faça acompanhamento dermatológico regular: Sua pele também reflete sua saúde interna. Consultas periódicas com um dermatologista ajudam a prevenir problemas como acne, manchas, alergias e até câncer de pele.
  • Beba bastante água: A hidratação influencia todo o funcionamento do organismo. Além de melhorar a saúde da pele e dos cabelos, manter-se hidratado auxilia na digestão, circulação e no bem-estar.

Viagens e experiências 1

Uma pesquisa recente de empresa de proteção ao crédito confirma uma importante mudança no comportamento do consumidor brasileiro: as pessoas estão, cada vez mais, priorizando o investimento em experiências, viagens e bem-estar em vez de bens materiais. De acordo com o levantamento da Serasa Experian, 40,7% dos brasileiros pretendem gastar mais com experiências, como viagens e eventos, e 25% já relatam consumir mais dessas vivências no dia a dia. Outra novidade é que diferentes gerações estão igualmente engajadas com as novas tendências, com a maioria dos consumidores sendo das gerações Y, X e Baby Boomers (entre 34% e 42%).

As pessoas estão, cada vez mais, priorizando o investimento em experiências, viagens e bem-estar em vez de bens materiais. Foto: Asad Photo Maldives

Viagens e experiências 2

Essa tendência cria um cenário positivo para o turismo nacional, reforçado, por exemplo, pelo bom momento do setor aéreo doméstico. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Brasil registrou 48 milhões de passageiros em voos domésticos no primeiro semestre de 2025. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, são resultados que demonstram a busca dos visitantes por experiências turísticas nos destinos nacionais.

…Bom dia! “Definir um objetivo é o ponto de partida de toda a realização”

…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Paulo Corrêa, Carmen Morais, Ana Cristina Motta Gessi, Flavia Brandt, Marlon Boer, Kleyton Azuaga, Leidiane Barbosa dos Anjos, Cristiane Delmondes, Frederico Guilherme Monteiro Freire, Núbia Lima, Celso Moreira, Everton Dias Leal, Jefferson Dias, Luciene Bicudo e Daniel Arce. Happy birthday!

Querido que só, o deputado estadual Paulo Corrêa comemorando hoje mais um aniversário. Foto: Mariana Anjos

… A tradicional cervejaria alemã Hofbräu München (HB) que pertence ao estado da Baviera, foi fornecedora oficial da Corte Real Alemã e deu origem à primeira Oktoberfest. Pela primeira vez em seus mais de 400 anos de história, terá sua Weissbier produzida fora da Alemanha para fins de distribuição. E o Brasil será o primeiro país do mundo a receber essa chancela.

Carmem Morais festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

A produção nacional será coordenada pela Bier & Wein, importadora do mercado brasileiro de cervejas artesanais há mais de 30 anos. O processo acontecerá sob licença e supervisão dos mestres cervejeiros de Munique, garantindo que a receita, os ingredientes e a qualidade sigam fielmente os padrões da Hofbräu original.

A produção nacional será coordenada pela Bier & Wein

… Serão produzidos inicialmente dois estilos da HB em solo nacional: a HB Weissbier, cerveja de trigo de alta fermentação, não filtrada, com aromas frutados (banana, damasco) e notas de cravo, característica do estilo e a HB Helles, lager clara, de baixa fermentação, com sabor encorpado, leve picância e uma lupulagem equilibrada que a tornou um dos rótulos mais queridos na Alemanha.

Ambas seguem a Lei da Pureza Alemã de 1516 (Reinheitsgebot), sendo produzidas apenas com água, malte, lúpulo e levedura sem aditivos químicos ou cereais não maltados, como milho ou arroz.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados