Colunas
Bolsas Hermès batem recorde de €7 milhões e consolidam tendência de investimento em moda de luxo

Enquanto uma Birkin bate recorde histórico em leilão europeu, revendedoras de alto padrão no Brasil registram crescimento com consumidoras que tratam bolsas como ativos financeiros
A valorização das bolsas Hermès atingiu um novo patamar. A bolsa Birkin original, a única que a maison Hermès fez para a atriz e cantora Jane Birkin, foi arrematada na última semana por impressionantes 8,6 milhões de euros (R$ 55 milhões) em um leilão em Paris. Este é o maior valor já pago por uma bolsa na história. O movimento consolida a crescente percepção global de que o luxo, especialmente quando atrelado à escassez e autenticidade, pode ser mais do que uma expressão de estilo: é também uma alocação estratégica de capital.

A valorização das bolsas Hermès atingiu um novo patamar. Foto: Instagram @sothebys
“A venda histórica é mais do que um marco para o mercado de luxo, pois é a comprovação definitiva de que bolsas Hermès deixaram de ser apenas acessórios de moda e passaram a ocupar o status de ativos financeiros de alta performance”, Lilian Marques, fundadora e CEO da Front Row.
Nos Estados Unidos, por exemplo, modelos consagrados da Hermès têm registrado valorização constante: a Birkin 25 subiu 15,74% entre 2019 e 2024, passando de US$ 9.850 para US$ 11.400. Já a Birkin 30 teve alta de 13,63%, sendo atualmente vendida por US$ 12.500 — o equivalente a cerca de R$ 68 mil. Na Europa, a valorização foi ainda mais expressiva: 30,3% para a Birkin 25 e 24,5% para a Birkin 30 no mesmo período.
No Brasil, o reflexo dessa tendência já é sentido pelas resellers especializadas. A Front Row, maior plataforma nacional de revenda de produtos de alto padrão com foco em bolsas Hermès, registrou um crescimento de 33,12% no valor total de vendas em 2024 e projeta expansão de até 40% para 2025, impulsionada pelo comportamento de consumidoras que veem nesses itens não apenas glamour, mas rentabilidade.

Jane Birkin fotografada por Giancarlo Botti, em Paris, em 1968 — Foto: imdb/divulgação
“A escassez é o que move esse mercado. Quanto mais rara e bem preservada a peça, maior seu potencial de valorização. Hoje, temos clientes que compram bolsas Hermès exclusivamente como estratégia de diversificação patrimonial”, explica Lilian. Segundo ela, 25% das compradoras têm perfil investidor e muitas sequer usam os produtos adquiridos.
A Front Row atua como advisor de investimentos de luxo, operando com modelos seminovos e novos das linhas mais desejadas do mundo. Com ticket médio de R$ 55 mil, a Front Row já ajudou clientes a obter lucros expressivos em revendas, em alguns casos, superiores a R$ 400 mil.

A atriz Jane Birkin posa para foto com colares cobrindo os seios. Foto: Reprodução
Além da valorização intrínseca aos modelos icônicos, como a Birkin 25, o mercado também está sendo impactado por variáveis geopolíticas. Com os novos pacotes tarifários nos Estados Unidos e a recente crise de reputação da LVMH, as bolsas da Hermès ganharam ainda mais destaque por sua produção artesanal e transparência na cadeia de valor. A marca francesa, que nunca terceirizou sua manufatura para a Ásia, atingiu € 249 bilhões em valor de mercado, ultrapassando concorrentes no topo do segmento de luxo.
“O consumidor está mais atento à procedência, sustentabilidade e, principalmente, ao valor de revenda. Isso transformou o luxo em uma nova forma de investir”, reforça Lilian.
… Bom dia! “O único limite das nossas realizações amanhã são as dúvidas de hoje.” Franklin D. Roosevelt
…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Marcos Henrique Derzi Wasilewski, Rosely Nascimento, Alaor de Azambuja, Carlos Andre Lemos, Luciana Souza Gonçalves, Marlise Monteiro Gasparetto, Arnaldo Echeverria Molina, Marlise Monteiro Gasparetto, Claudia Domingos, Bruno Baleiro e Sheila Abreu. Happy birthday!
… A cada nova temporada de verão no Hemisfério Norte a Galeries Lafayette Paris Haussmann anuncia novidades. Desta vez, o segundo andar de seu edifício no Boulevard Haussmann passou a acolher o coffee shop Coutume em uma colaboração com o chef confeiteiro François Daubinet.
… Batizado de François Daubinet chez Coutume, o espaço marca o encontro entre dois universos sustentados pelas mesmas exigências: o domínio técnico, a qualidade dos produtos e o respeito pela origem das matérias-primas. Juntos, o empresário Tom Clark, fundador da casa de café, e Daubinet, figura emblemática da cena internacional da confeitaria, pensaram este lugar como um verdadeiro laboratório dedicado à degustação de cafés e de doces exclusivos dentro da loja de departamentos, proporcionando ao clientes uma visão privilegiada da famosa cúpula em estilo art nouveau deste icônico endereço parisiense.
… O café propõe um menu especializado da bebida, que é elaborada com grãos de pura origem provenientes de terroirs rigorosamente selecionados na Colômbia, Etiópia e Guatemala, torrados em Ile de France e extraídos sob demanda de experientes baristas. Cada café é preparado com respeito ao produto e há a possibilidade de se adquirir os grãos para levar para casa. Na confeitaria, Daubinet assina um cardápio de doces criações que dialogam com os cafés servidos.
… Quanto ao espaço, em sua concepção utiliza materiais brutos e nobres e foi projetado pelo escritório de arquitetura Ouvrage Paris para transmitir uma atmosfera acolhedora, fiel ao universo de Coutume e à visão de Daubinet. Com 40 lugares, além de café e doces o local também propõe opções salgadas, incluindo saladas e sanduíches. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, 11h às 20h. Fotos: Geraldine Martens