Esportes
Botafogo entra para história como o primeiro brasileiro a ser indicado ao prêmio de clube do ano da Bola de Ouro
A indicação do Botafogo na lista de cinco melhores clubes do ano na Bola de Ouro, cerimônia da France Football que premia os melhores do mundo na temporada, já é histórica. O Alvinegro é o primeiro time brasileiro a ser indicado ao prêmio.
O clube carioca disputa o prêmio com PSG (França), Barcelona (Espanha), Liverpool (Inglaterra) e Chelsea (Inglaterra).

O troféu foi criado em 2021. As primeiras três edições simplesmente anunciavam o vencedor, sem anúncio de candidatos. O Chelsea venceu a primeira e o Manchester City levou a melhor em 2022 e 2023.
A partir de 2024, a Fifa trouxe à tona cinco indicações de clubes no mesmo dia da revelações dos jogadores que disputam o prêmio principal. No ano passado, Borussia Dortmund (Alemanha), Girona (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha), Manchester City (Inglaterra) e Real Madrid (Espanha) disputaram. O clube madrilenho levou a melhor.
— No Brasil, somos conhecidos como “O Glorioso” e o “Mais tradicional”, e agora o mundo faz questão de lembrar que nós somos, obrigado pela honra de estar entre os citados na Bola de Ouro – escreveu John Textor, dono da SAF do Botafogo, em postagem nas redes sociais.
O Botafogo foi campeão da Conmebol Libertadores e Brasileirão na última temporada.

