Esportes
Botafogo vence o Grêmio por 3 a 2 e garante vaga na Libertadores
Na partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo derrotou o Grêmio por 3 a 2 neste sábado (22), no Nilton Santos, e garantiu matematicamente sua vaga na próxima Libertadores.
Cuiabano, que é formado nas categorias de base da equipe gaúcha, Artur e Marçal fizeram os gols da vitória do Glorioso dentro de casa. André Henrique e Carlos Vinícius descontaram do lado do Tricolor.
Agora, com o resultado, o Botafogo alcançou a marca de 58 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo Red Bull Bragantino, atual oitavo colocado e primeiro time fora da zona de classificação à competição continental.
Esta é a primeira vez na história que o Glorioso se classifica para a Libertadores pela terceira edição consecutiva. No ano passado, o clube derrotou o Atlético-MGpor 3 a 1 e se sagrou campeão do torneio.
Os cariocas, que ocupam a quinta posição do Brasileirão, voltam aos gramados no dia 30 de novembro, às 16h (de Brasília), quando visitam o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo.
Em Campo
Aos 14 minutos, o Botafogo saiu na frente com o lateral Cuiabano. O meia Savarino arriscou da entrada e acertou o travessão. No rebote, o ponta Artur ficou com a sobra e finalizou para a defesa de Tiago Volpi. A bola bateu no zagueiro Erick Noriega e caiu nos pés do defensor alvinegro, que balançou as redes no Nilton Santos.
Pouco depois, aos 18, o Glorioso ampliou sua vantagem no placar. O volante Danilo achou um lindo passe de trivela para Artur, que invadiu a área, driblou o zagueiro Gustavo Martins e bateu no cantinho.
O Grêmio chegou com perigo apenas na marca de 37 minutos, quando o centroavante André recebeu na área e chutou por cima da meta defendida pelos donos da casa.
Na volta do intervalo, o clube gaúcho diminuiu com André, que completou o cruzamento do ponta Cristian Pavón na segunda trave e fez 2 a 1. Aos 12 minutos, o volante Gustavo Cuellár arriscou de longa distância e obrigou o goleiro Léo Linck a realizar uma grande defesa.
Já aos 16 minutos, Savarino recebeu do Artur e caiu na área depois de choque com o lateral Marcos Rocha. No primeiro momento, o árbitro Felipe Fernandes de Lima assinalou a penalidade a favor da equipe carioca. No entanto, depois de rever o lance na cabine do VAR, ele retirou a marcação.
O Glorioso seguiu atacando e, aos 24 minutos, o centroavante Arthur Cabral cabeceou para fora depois de cruzamento do Artur.
Depois de pressionar, o Botafogo marcou pela terceira vez aos 37 minutos. Após escanteio na área, o zagueiro David Ricardo ajeitou e o lateral Marçal apareceu na pequena área para cabecear firme e deixar o seu.
No fim, o Tricolor descontou mais uma vez com o centroavante Carlos Vinícius. Pavón cruzou rasteiro para o atacante completar para as redes.

