Esportes
Brasileirão e estaduais terão rodadas intercaladas e calendário apertado com a Copa do Mundo
A Série A do Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira (28) com oito jogos da primeira rodada e se inicia antes do fim dos estaduais, que, em grande maioria, ainda estão na primeira fase.
Com um calendário apertado em 2026 com a realização da Copa do Mundo entre 11 de junho e 19 de julho, a CBF antecipou o início do Brasileirão para janeiro e reduziu os estaduais de 16 para apenas 11 datas.
Com isso, as competições acontecerão ao mesmo tempo até o início de março. A partir do pontapé inicial na quarta-feira, o Brasileirão ficará com as datas de meio de semana, enquanto os estaduais seguirão sendo disputados apenas aos finais de semana.
Os 20 clubes que disputam a Série A em 2026 estão divididos em oito federações diferentes e, portanto, o Brasileirão será “dividido” com oito estaduais.
São eles: baiano (Bahia e Vitória), carioca (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), catarinense (Chapecoense), gaúcho (Grêmio e Internacional), mineiro (Atlético-MG e Cruzeiro), paraense (Remo), paranaense (Athletico-PR e Coritiba), e paulista (Red Bull Bragantino, Corinthinas, Mirassol, Palmeiras, Santos e São Paulo).
Vale lembrar que as Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro só começam após o término dos estaduais, portanto, sem entrar em conflito com as competições que já estão em andamento. A Série B terá início no dia 21 de março, enquanto as Séries C e D começam no dia 5 de abril.
Supercopa Rei
A Supercopa Rei 2026 coloca frente a frente o Flamengo, atual campeão brasileiro, e o Corinthians, que conquistou a última Copa do Brasil, no próximo domingo, dia 1º de fevereiro.
Por ser um domingo, o jogo interfere em uma data reservada inicialmente para os estaduais. Para driblar o problema de calendário, o Flamengo já adiantou a partida que seria neste final de semana. O Rubro-Negro enfrentou a Portuguesa-RJ, partida válida pela quinta rodada do Carioca, no dia 11 de janeiro.
Já o Corinthians teve a partida contra o Capivariano, que seria no domingo, adiada para a quinta-feira, dia 5 de fevereiro, data que estava reservada inicialmente para o confronto contra o Athletico-PR pela segunda rodada do Brasileiro. Essa partida será adiada para o dia 18 de fevereiro.
Impacto da Libertadores e da Recopa
A fase de grupos da Libertadores 2026 só começa no dia 7 abril, mas as primeiras rodadas iniciam em fevereiro. Botafogo e Bahia disputam a competição a partir da segunda fase e terão jogos com data base marcada para os dias 18 e 25 de fevereiro
O Brasileirão não terá rodada na semana do dia 18, porém, na data do jogo de volta, as equipes precisarão ter seus jogos pelo Brasileirão alterados.
O mesmo se aplica ao Flamengo, que vai enfrentar o Lanús, campeão da Sul-Americana, pela Recopa nos dias 19 e 26 de fevereiro. No jogo de ida, a data está liberada, apenas a partida de volta vai causar alteração no jogo do Rubro-Negro contra o Mirassol pelo Brasileirão.
Caso Botafogo e Bahia avancem, a terceira fase da Libertadores está marcada para os dias 3 e 10 de março, ou seja, com jogos de ida com os estaduais ainda em andamento, o que também deve alterar as partidas do Brasileiro.
1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2026
28 de janeiro – quarta-feira
- 19h – Atlético-MG x Palmeiras – Arena MRV, em Belo Horizonte
- 19h – Internacional x Athletico-PR – Beira-Rio, em Porto Alegre
- 19h – Coritiba x Red Bull Bragantino – Couto Pereira, em Curitiba
- 19h – Vitória-BA x Remo – Barradão, em Salvador
- 19h30 – Fluminense x Grêmio – Maracanã, no Rio de Janeiro
- 20h – Chapecoense x Santos – Arena Condá, em Chapecó (SC)
- 20h – Corinthians x Bahia – Vila Belmiro, em Santos (SP)
- 21h30 – São Paulo x Flamengo – Morumbis, em São Paulo
29 de janeiro – quinta-feira
- 20h – Mirassol x Vasco – José Maria de Campos Maia (Maião), em Mirassol (SP)
- 21h30 – Botafogo x Cruzeiro – Nilton Santos, no Rio de Janeiro

