Connect with us
04 de Julho de 2025

Cultura/Turismo

Capoeira e Bloco de Carnaval celebram a cultura brasileira durante o Campão Cultural

A Praça do Rádio, bem no centro de Campo Grande, foi tomada por muita brasilidade na tarde deste sábado (05). É que a apresentação do grupo de capoeira Conterrâneos e a passagem do bloco do Cordão Valu exaltaram as raízes da cultura brasileira durante o Festival Campão Cultural.

Professor de capoeira há 30 anos, Mestre Liminha é um dos pioneiros da capoeira infantil em Mato Grosso do Sul toca um projeto que proporciona aulas de capoeira para crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar. Manoela, de 5 anos, é uma das alunas do Mestre, e que arrastou o pai, o servidor público Victor Gordin, de volta para as aulas e as rodas de capoeira. “Comecei a fazer [capoeira] na escola, e meu pai já tinha feito antes. Daí nós fomos pra academia do Mestre. A parte que eu mais gosto é jogar na roda”, contou, um pouco tímida.

 


O grupo formado por cerca de 30 pessoas de diferentes idades fez uma apresentação repleta de acrobacias e gingado. Reflexo dos muitos benefícios que a prática da capoeira proporciona. “Além de ser um esporte, trabalha o lado musical e artístico, a coordenação motora, a percepção e a agilidade; é um trabalho em grupo também, que ajuda na socialização e na inclusão. Tudo isso vai influenciar pro resto da vida dela. Estou muito feliz de ter esse espaço no Campão Cultural para representar a única manifestação popular brasileira, que deveria ser inserida em todos os festivais e editais do Brasil”, defendeu Mestre Liminha.

Cordão Valu

O tradicional Cordão Valu também marcou presença com seu cortejo, que levou marchas, frevos, sambas e maracatus para a Praça do Rádio. Idealizado em 2006 por Silvana Valu e Jefferson Contar, o bloco arrasta foliões ano a ano para mostrar que o Carnaval de rua e a rua são de todos. “Quando a gente fala em Campão Cultural, a gente está falando de uma cidade viva, de uma cidade pulsante, de uma cultura representativa. E aí a gente tem as várias manifestações. Os blocos de rua estão dentro dessas manifestações importantíssimas que dão vida à cidade. E não pode dar vida à cidade só no Carnaval, porque a gente fica com saudade. Então é muito legal, muito importante que a gente consiga também participar desse festival que traz esse movimento todo pra cidade”, declarou Silvana.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados