Cultura/Turismo
Carnaval 2026 em Corumbá começa neste sábado com Folia nos Bairros
A Prefeitura de Corumbá formalizou, nesta quinta-feira, 08 de janeiro, o pagamento da segunda e última parcela do repasse financeiro destinado à Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). Com a liberação de R$ 404 mil, o Executivo Municipal completa o total de R$ 808 mil para apoio à preparação dos desfiles e às atividades de bastidores das agremiações filiadas à Liga. A primeira parcela, no mesmo valor, foi paga em novembro de 2025.
Em reunião realizada no fim de dezembro, entre o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira e representantes da Liesco, ficou acertado que a segunda parcela seria paga no início de 2026. Os recursos serão utilizados na confecção de fantasias, alegorias e demais estruturas necessárias aos desfiles do carnaval. As apresentações das escolas de samba estão previstas para os dias 15 e 16 de fevereiro, domingo e segunda-feira de carnaval.

De acordo com o prefeito, o investimento tem impacto cultural e econômico para o município. “O carnaval é uma das maiores expressões da nossa cultura. Ele movimenta a cidade, atrai turistas e gera renda para centenas de famílias”, afirmou Dr. Gabriel.
Com a complementação do repasse, carnavalescos das escolas devem viajar a São Paulo, na próxima semana, para concluir a compra de materiais que serão usados na montagem das alegorias e fantasias.
Folia nos Bairros
O primeiro evento pré-carnavalesco de Corumbá ocorre neste fim de semana com a estreia do Folia nos Bairros. A programação começa no sábado, dia 10, no na Praça São Paulo, no bairro Guatós, e segue no domingo, 11, no bairro Generoso. Em ambos os locais, as atividades acontecem das 18h às 22h.
Lançado em 2025 pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura, o projeto prevê novas edições ao longo de janeiro. No sábado, 17 de janeiro, o evento será realizado no bairro Cravo Vermelho. No domingo, dia 18, a programação chega ao bairro Padre Ernesto Sassida.
O Folia nos Bairros contará com roda de samba, baile infantil e brinquedos para as crianças. A proposta é levar atividades culturais para diferentes regiões da cidade e ampliar o acesso da população às ações do período pré-carnavalesco.

