Esportes
Após afastamento, CBF convoca eleição para nova Presidência

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou nesta sexta-feira (16) a data em que ocorrerá a nova eleição para a presidência da entidade. O pleito que definirá o substituto de Ednaldo Rodrigues no cargo está marcado para o dia 25 de maio.
Além da escolha do novo mandatário, que presidirá a entidade no quadriênio 2025/2029, serão eleitos também 8 vice-presidentes, 3 membros efetivos e 3 membros suplentes do Conselho Fiscal.
As chapas com os candidatos a presidência poderão ser registradas no período de 18 a 20 de maio.
O documento com a convocação da eleição para presidente da CBF foi assinado por Fernando sarnxey, atual interventor da Confederação.
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da entidades nesta quinta-feira (15) por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
A decisão da Justiça foi motivada por uma suposta falsificação da assinatura do Coronel Nunes, um dos vice-presidentes da entidade, em um documento que reforçava o poder de Ednaldo Rodrigues dentro da CBF.
Possíveis Candidatos
Como possível candidato, aparece Ronaldo Fenômeno, que tentou, sem sucesso, o apoio das federações para concorrer ao pleito ocorrido em março deste ano. Na ocasião, o Fenômeno foi apoiado apenas pela Federação Paulista de Futebol e acabou retirando sua candidatura.
Ronaldo oficializou candidatura à presidência da CBF em dezembro de 2024. Na época, o pentacampeão afirmou que sua maior motivação para tentar o cargo era fazer com que o futebol brasileiro voltasse a ser respeitado mundialmente. Ele falava em fazer da CBF a “empresa mais amada do Brasil”.
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), é outro que também poderá aparecer como candidato ao cargo máximo da CBF.
Ele, que já foi interventor em 2021, quando uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou a eleição de Rogério Caboclo à presidência, “sempre teve o sonho de presidir a CBF, mas não gosta de ‘embate’, e foi por isso que não entrou no manifesto”, segundo o jornalista Jorge Nicola.
Fernando Sarney, atual vice-presidente da CBF, também aparece como uma possibilidade. Ele foi nomeado interventor pela justiça nesta quinta-feira (15). Sarney foi escolhido para ocupar o cargo por ser o mais antigo da instituição, levando em conta que a Justiça anulou a eleição de Ednaldo e, portanto, os vice-presidentes eleitos com ela. Caso o critério fosse simplesmente o mais velho, quem assumiria a presidência seria Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.