Esportes
CCBF altera regulamento e diminui exigência de estádios para primeira fase da Copa do Brasil
A capacidade de 4 mil lugares foi mantida para os jogos da segunda, terceira e quarta fases. A nova versão do documento foi divulgada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) nesta terça-feira (20).
A alteração beneficia clubes como Ivinhema e Pantanal, que passam a ter a possibilidade de sediar jogos da primeira fase em seus próprios estádios. Antes, nenhuma praça esportiva no Mato Grosso do Sul atendia ao critério mínimo de capacidade exigido.
No entanto, segue mantida no regulamento a proibição de instalação de arquibancadas provisórias em 2026. Os mandos de campo e os confrontos da primeira fase ainda não foram sorteados pela CBF.
O ge entrou em contato com a CBF, que confirmou a alteração no regulamento. A nova edição do documento deve ser publicado no site oficial da entidade esta semana.
Capacidade exigida por fase
- Primeira fase: 2 mil lugares
- Segunda à quarta fase: 4 mil lugares
- Quinta fase até as quartas de final: 10 mil lugares
- Semifinal e final: 15 mil lugares
A primeira versão do regulamento específico da competição foi divulgada há cerca de duas semanas e previa a exigência mínima de 4 mil lugares já na primeira fase.
Em 2025, a exigência também era de 4 mil lugares, mas havia a possibilidade de utilização de arquibancadas provisórias. Essa alternativa foi usada pelo Operário-MS no duelo da primeira fase contra o Criciúma, no Estádio das Moreninhas, em Campo Grande.

