Jefferson Almeida
Cidade Matazarazzo: luxo e bom gosto em um só lugar
A poucos metros da Avenida Paulista, a Cidade Matarazzo vem se consolidando como um dos endereços mais interessantes de São Paulo para quem busca arte, gastronomia e lazer em um único lugar. Instalado em um conjunto arquitetônico histórico, o complexo preserva fachadas neoclássicas, jardins e detalhes originais, mas se abre para o contemporâneo por meio de exposições, bares, restaurantes e espaços culturais que movimentam o dia e a noite paulistanos.

Luxury Hotel São Paulo | Cidade Matarazzo | Rosewood, exterior do hotel no complexo. Foto: Divulgação
Um bom ponto de partida para o passeio é a Casa Bradesco, espaço amplo e luminoso que recebe mostras de grande relevância. Recentemente, esteve em cartaz “Re-Selvagem”, da artista francesa Eva Jospin, que trabalha com materiais como papelão, linho e seda para recriar florestas, paisagens e cenas da natureza em releituras delicadas — e, ao mesmo tempo, monumentais. Às terças-feiras, a entrada é gratuita, o que torna o programa ainda mais convidativo para quem deseja mergulhar na obra da artista.

Vista aérea do hotel e entorno urbano. Foto: ANA PAULA/ Divulgação
Depois da imersão cultural, é hora de explorar a gastronomia. No restaurante Taraz, o chef Felipe Bronze assina um menu que celebra ingredientes e técnicas da América Latina com apresentação sofisticada e serviço à altura do cenário. O ambiente, elegante sem ser sisudo, convida a uma refeição sem pressa, seja no almoço ou no jantar. Para um intervalo rápido e certeiro, o Italien Gelato oferece gelatos artesanais preparados à maneira italiana, perfeitos para serem saboreados enquanto se caminha pelos pátios e alamedas do complexo.

Entrada/restauração de fachada histórica no Cidade Matarazzo. Foto: Divulgação
À medida que a luz cai e a noite toma conta da cidade, a boa pedida é estender o passeio pelos bares da Cidade Matarazzo. O Rabo di Galo aposta em coquetéis autorais, carta bem executada e clima intimista, ideal para um brinde entre amigos ou um encontro a dois. Já no topo do Rosewood São Paulo, o Bar Bela Vista oferece uma das vistas mais privilegiadas da região. Aberto também para não-hóspedes, o rooftop combina skyline, boa música e coquetelaria caprichada, traduzindo o espírito cosmopolita que hoje marca o endereço.
Mais do que um conjunto de atrações, a Cidade Matarazzo se afirma como um convite a desacelerar em plena metrópole, percorrendo um roteiro que une memória, arte contemporânea e experiências gastronômicas em um cenário singular.

Terraço / lounge externo ligado a restaurantes e bares. Foto: Ruy Teixeira/Divulgação

