Empreendedorismo
Tom Moreira Leite e Caito Maia Promovem o Empreendedorismo em Dourados
Aproximadamente 800 empresários, potenciais empreendedores e estudantes universitários participaram, na noite dessa quarta-feira (18), do Circuito Sebrae Conexões Regionais, realizado no auditório da Unigran, em Dourados. O evento trouxe dois palestrantes renomados no mundo dos negócios: Tom Moreira Leite, especialista em comunicação estratégica e desenvolvimento pessoal, e Caito Maia, fundador da Chilli Beans – uma das maiores marcas de óculos e acessórios da América Latina. Líderes no empreendedorismo, ambos apresentaram estratégias de comunicação e gestão de equipes, além de estimular o público a inovar para alcançar destaque no mercado.
“O Sebrae/MS trouxe grandes nomes do ramo de franquias, um nicho com enorme potencial de crescimento em Dourados, que já se destaca nas principais avenidas da cidade. Esses palestrantes também têm relevância nacional no mundo dos negócios e compartilharam conhecimentos valiosos e atualizados sobre empreendedorismo, marketing digital, liderança, posicionamento de mercado e inovação. Então, oferecemos para os empreendedores daqui uma oportunidade singular de absorver o conhecimento que esses empresários brilhantes têm. Nosso objetivo é que o setor de franquias cresça ainda mais no município, e estamos planejando grandes ações nesse sentido para 2025”, destacou a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis.
O vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems) e conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos, pontuou a importância da palestra para motivar os empresários locais. “Foi inspirador. A alegria no rosto do público presente era visível, demonstrando que ficaram motivados a enfrentar qualquer adversidade que possa aparecer em seus empreendimentos”, disse.
Para impulsionar o crescimento dos negócios, o presidente do Grupo Trigo e da Associação Brasileira de Franchising, Tom Moreira Leite, abordou o tema “Os desafios do franchising no Brasil” e destacou a relevância em construir parcerias sólidas, colaborar e compartilhar aprendizados entre franqueados, além de reconhecer do bom desempenho das equipes.
Regionalizando os dados, o palestrante abordou o caso de um gerente do Koni de Dourados, que gerou melhorias significativas no programa de fidelidade da rede, o sucesso de vários indicadores do Spoleto de Campo Grande e o crescimento de 22% do setor de franquias em Mato Grosso do Sul, superando a média nacional.
“Para quem tem interesse em franquias, minha dica é simples: gaste sola de sapato, visite as operações que você tem interesse em conhecer e converse com os franqueados da rede. Essa é a melhor fonte de informação. Para o empreendedor em geral que deseja escalar o seu negócio, o foco deve estar na cultura operacional e nas pessoas. Tecnologia e liderança são essenciais, mas seja lá qual for a intenção do empresário, o objetivo vai sempre começar e terminar em pessoas. A equação é simples, quando todos importam, todos ganham!”, defendeu Tom Moreira Leite.
Já o empreendedor Caito Maia, na palestra “Se parar o sangue esfria”, contou como transformou a Chilli Beans em uma empresa de sucesso, as estratégias de marketing realizadas e a importância do posicionamento de marca para a prosperidade das empresas.
“Não sou um empreendedor de palco, sou um empreendedor da vida real, e venho dividir experiências. Minha intenção é fazer o empreendedor pensar fora da caixa, ter personalidade, sair daqui com uma nova perspectiva e aplicá-la em seu negócio. No mundo atual, para se destacar é preciso coragem, atitude e ousadia. Uma coisa que me preocupa no Brasil inteiro, é que o empresário não dá a importância devida ao marketing bem feito. Muitos empresários enxergam o marketing como um custo, mas ele é, na verdade, um investimento. Procurar uma agência que faça uma boa campanha interessante é uma dica valiosa para qualquer negócio”, aconselhou Caito Maia.
Perspectivas ampliadas
A empreendedora Jéssica Rodrigues, proprietária de um consultório de fisioterapia, foi uma das participantes do evento e destacou a abrangência do conteúdo das palestras. “Vim com a expectativa bem alta, porque são dois grandes empreendedores, e ela foi correspondida. Eles apresentaram conceitos e ideias que ajudaram todos que empreendem. Penso que a trajetória deles é inspiradora tanto para pequenos empreendedores quanto para quem já está no mercado, e com franquia ou não”, afirmou.
Marcos Antônio dos Santos e Thiara Fernandes Franco dos Santos, proprietários da Drogamix e da Gest Kids, também ficaram impressionados com os benefícios do evento e se mostraram engajados para aprender ainda mais sobre empreendedorismo. Por isso, durante o Circuito eles já se inscreveram para participar do EmpreendeFest, Festival de Empreendedorismo do Sebrae/MS, e viajarão para Campo Grande para conferir a programação intensa que será realizada nos dias 2 e 3 de outubro.
“Hoje foi tão bom que vamos em busca de mais eventos como este, então fiz a inscrição para o EmpreendeFest pelo celular mesmo, antes das palestras terminarem. Muito do que foi dito pelos palestrantes hoje poderemos aplicar nas nossas empresas, e o que mais me chamou a atenção foi a energia contagiante dos palestrantes. Também fiquei interessada no sistema de franquias. O conteúdo ampliou minhas perspectivas, foi sensacional!”, comentou Thiara dos Santos.
“Além da inspiração que eles transmitem, as orientações práticas foram valiosas. Recebemos várias dicas que podem ser aplicadas no dia a dia e no planejamento futuro. A abordagem foi excelente!”, complementou Marcos Antônio dos Santos.
Juntamente com donos de negócios, o Circuito Sebrae: Conexões Regionais também atraiu os colaboradores das empresas. A funcionária do Sicredi, Clebiene Ramos Cabreira, por exemplo, fez questão de se organizar para assistir as palestras. “Eu estava ansiosa para o evento, e realmente valeu a pena! Foi muito inspirador! Os palestrantes foram maravilhosos e trouxeram muitas ideias produtivas e dicas incríveis. Foi sensacional”, pontuou.
Vários estudantes também participaram da ação como as acadêmicas de Administração da Unigran, Giulia Nunes e Maria Clara Pilol. Para elas, o Circuito foi uma oportunidade única de conhecer grandes empresários nacionais de perto. “Para nós, que somos estudantes, foi uma chance incrível de ampliar nossa visão. Estar perto de pessoas tão importantes nos faz acreditar que também podemos chegar lá. Foi muito interessante para visualizar nosso futuro”, afirmou Giulia.
“Gostei bastante das estratégias de marketing compartilhadas, da interação com os clientes e da ideia de contar uma história por meio dos óculos da Chilli Beans. Valeu muito a pena ter vindo”, complementou Maria Clara.
Desde o início de setembro, o Sebrae/MS realiza uma série de palestras pelo estado, com o intuito de compartilhar exemplos de empreendedorismo que podem servir de inspiração. O Circuito Sebrae Conexões Regionais leva conhecimento e apoia empreendedores em áreas como liderança, criatividade e marketing, de acordo com as particularidades e potencialidades de cada região. Além de Dourados, o evento aconteceu em Coxim (03/09), Três Lagoas (10/09) e será realizado em Corumbá (24/09). A programação completa está disponível no site circuitosebrae.com.br.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.