Economia
CNI e FIESP vão divulgar melhores práticas industriais em economia circular
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) lançaram, nesta semana, uma chamada pública para selecionar boas práticas da indústria em economia circular – sistema em que o modo de produção é redesenhado para permitir um fluxo circular dos recursos, minimizar os resíduos e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Podem participar as indústrias da América Latina e Caribe que promovam iniciativas em economia circular. As escolhidas serão divulgadas em eventos da CNI e FIESP. As inscrições vão até 15 de outubro.
As práticas devem contemplar ao menos um dos seguintes temas:
Design circular
Implementação de novos modelos de negócios
Simbiose industrial
Tecnologias inovadoras para economia circular
Eficiência energética
Prolongamento da vida útil do produto
Eficiência no uso de recursos
Eficiência no uso de utilidades
Recuperação de valor de recursos.
Como se inscrever?
As indústrias interessadas podem acessar o formulário aqui. No processo de inscrição, são solicitados pequenos textos de introdução, objetivos e resultados obtidos. O número de iniciativas submetidas é ilimitado.
“Precisamos ir além da noção comum de que economia circular é sinônimo de reciclagem e fortalecer os conceitos de que se trata de um novo modelo econômico”, diz Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.
Pesquisa
Dados de recente pesquisa realizada pela CNI mostram que, embora o termo “economia circular” ainda não seja familiar para 38% das empresas, algumas de suas práticas já são amplamente adotadas: 91% das indústrias brasileiras buscam otimizar processos de produção, como reutilizar materiais (59%) e melhorar a eficiência visando a ganhos ambientais (55%).
O estudo, feito com o apoio do Centro de Pesquisa e Inovação em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP), tem o objetivo de mapear as práticas de economia circular na indústria brasileira e identificar desafios para a sua implementação. As normas ISO 59004 de economia circular, publicadas em maio, foram utilizadas como referência para elaboração da pesquisa. Os resultados estão em fase de análise e a pesquisa completa será divulgada ainda neste segundo semestre.
Foram ouvidas 253 empresas de pequeno, médio e grande porte, dos segmentos de transformação e construção.