Connect with us
26 de Agosto de 2025

Empreendedorismo

Com apoio do Sebrae/MS, Pururuca Pantaneira avança no mercado e vira negócio em expansão

A Pururuca Pantaneira é exemplo de como uma tradição de família pode se transformar em oportunidade de negócio e ganhar escala. Criada em Aquidauana (MS), pelo empreendedor Lino Gama, a marca nasceu de uma receita caseira que logo conquistou o paladar regional e se tornou um produto de sucesso nas conveniências, bares e supermercados. Hoje, com o apoio do Sebrae/MS, o negócio cresceu de forma estruturada, diversificou o portfólio e alcançou novos mercados dentro e fora do estado.

Há cerca de dois anos, a história da Pururuca Pantaneira teve início, quando o empreendedor Lino Gama buscava alternativas para superar um momento difícil. A inspiração surgiu de forma inesperada, na cozinha da mãe. “Cheguei em casa e senti um cheiro diferente. Perguntei o que ela estava fazendo e ela disse que era pururuca. Naquele momento percebi que as pessoas gostavam do produto, mas quase ninguém sabia prepará-lo da forma certa”, lembra.

O primeiro teste foi simples: apenas dois quilos de pele suína, que renderam dez pacotes. Lino divulgou pelo aplicativo WhatsApp e, em menos de cinco minutos, já tinha mais de 60 pedidos. Foi o início de uma trajetória marcada pelo entusiasmo dos clientes e pela confiança de que estava no caminho certo.

Após, a marca logo chegou às conveniências, bares e supermercados de Aquidauana. Hoje, a produção alcança de 600 a 800 quilos de pele processada por semana e o portfólio cresceu, incluindo amendoim torrado, feito com a receita tradicional do pai de Lino, batata chips e o apreciado torresmo de panceta.

Horizonte de Oportunidades

Para crescer de forma estruturada, Lino buscou apoio do Sebrae/MS, que se tornou fundamental na transformação da Pururuca Pantaneira em um negócio mais sólido. “Com o Sebrae, conseguimos organizar a gestão, melhorar nosso marketing e, por meio do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), abrir portas em redes de supermercado. Foi um acompanhamento eficiente e cheio de resultados”, afirma o empreendedor.

Além das consultorias, a participação em feiras e o selo Made in Pantanal trouxeram credibilidade, atestando a qualidade e o compromisso com as normas exigidas. “Sempre digo para quem quer começar: procure o Sebrae. Para nós, ele foi essencial”, reforça.

Atualmente, os produtos estão presentes em cerca de 150 conveniências e bares de Aquidauana, praticamente todos os supermercados da cidade, em mais de 12 municípios do estado e já chegam a São Paulo.

Animado com o futuro, Lino projeta ampliar a produção em 30% e consolidar a Pururuca Pantaneira como referência de sabor regional. “Hoje estamos muito felizes, mas sabemos que podemos crescer ainda mais. Eu me sinto realizado e com certeza a gente empreendeu certo”, finaliza o empresário.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados