Cidades
Com inovação digital, Detran/MS emite mais de 41 mil notificações sobre CNHs vencidas
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) utiliza a inovação digital para desburocratizar a vida dos sul-mato-grossenses. A mais recente atualização no portal e aplicativo — a notificação proativa de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — é a prova de que a tecnologia é essencial para a cidadania, especialmente para quem tem uma rotina intensa.
Somente no mês de outubro, o novo sistema enviou 41.231 mensagens de alerta, prevenindo que milhares de motoristas caíssem na infração gravíssima de dirigir com o documento vencido. Entre os notificados estava Lesly Lidiane Ledezma Abastoflor, assistente social e doutoranda, cuja experiência ilustra a importância do serviço.
Com 40 anos e uma rotina que começa às cinco da manhã e só termina às 19 horas, Lesly gerencia trabalho, estudos, aulas e treinos, com a agenda programada milimetricamente. Em meio a tantos compromissos, o prazo da CNH acabou ficando de lado. “Receber a notificação do Detran foi muito bom, porque eu não fazia ideia de que minha habilitação estava para vencer. Eu fiz uma confusão com o período de cinco e dez anos e achei que estava tranquila. A mensagem me alertou,” relata Lesly.
A notificação chegou no momento exato e a assistente social compartilhou a surpresa em suas redes sociais. Para Lesly, que depende de eficiência e agilidade, a modernização do Detran-MS foi a solução ideal. Ela elogiou o fato de não ter precisado sair da sua intensa rotina para resolver a burocracia. “Nós, trabalhadores, temos uma vida bem agitada, bem corrida, tudo programada. É muito difícil administrar tudo, principalmente a parte burocrática. Ter tecnologias, lembretes, um SMS, algo que nos alerte, é muito bom,” afirma Lesly.

Imediatamente após receber o aviso, a motorista utilizou o sistema do órgão: “Imediatamente eu agendei pelo site, consegui uma vaga para o dia seguinte. Paguei as taxas por Pix, e o sistema reconheceu na hora. Cheguei lá também, a foto, o atendimento, tudo muito rápido.”
Menos Tempo na Agência
A satisfação de Lesly reflete o sucesso do programa “CNH Ágil” na Capital, onde o cidadão antecipa as etapas pelos canais digitais. “A renovação leva no máximo 15 minutos de atendimento presencial. Muitas pessoas ainda têm aquela visão antiga do serviço público demorado, mas se surpreendem ao perceber a agilidade quando chegam ao Detran,” explica Juliana Castro, gerente regional de Campo Grande.
Lesly finaliza agradecendo o investimento tecnológico, que trouxe conectividade e facilidade: “Não tenho nada para reclamar do Detran. Até aqui, acho que a parte tecnológica está muito bem feita. Se eu tivesse que fazer isso pessoalmente, se eu tivesse que dispor de tempo no meio do meu expediente, com certeza seria um dificultador. Agradeço por essa modernização e por esse investimento.”
A história de Lesly demonstra que a evolução tecnológica do Detran-MS não se trata apenas de digitalizar processos, mas de melhorar a vida das pessoas, devolvendo tempo e segurança aos cidadãos em suas rotinas.

