Connect with us
23 de Novembro de 2024

Cidades

Com novas tecnologias, Capital enfrenta crise hídrica e garante água na torneira mesmo em períodos de estiagem

Inteligência artificial prevê vazão de córregos e assegura abastecimento em momentos críticos 

Nas recomendações que recebemos nas redes sociais, nos streamings de TV por onde assistimos nossas séries favoritas, nos aplicativos de navegação, como Waze e Google Maps, nos sistemas de atendimento automatizado de bancos, entre outros.

A inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso dia a dia de várias formas, mesmo que nem sempre a percebamos.

Ferramenta  inovadora permite prever o comportamento de córregos de captação e monitorar o nível dos reservatórios de água – Marcos Maluf (foto)

Em Campo Grande, essa tecnologia também está presente de uma maneira essencial, embora invisível aos nossos olhos: garantindo que a água continue chegando às torneiras de milhares de residências, mesmo em períodos de estiagem severa, como a registrada nos últimos meses em Mato Grosso do Sul.

Por meio de uma ferramenta inovadora, é possível prever, com seis meses de antecedência, o comportamento dos principais córregos de captação de água potável, como o Guariroba e o Lageado.

Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Águas Guariroba desenvolveu uma tecnologia que utiliza dados de centenas de bacias hidrográficas para projetar a vazão dos mananciais e garantir abastecimento 24 horas por dia, mesmo em períodos de grande escassez hídrica.

“Com essa ferramenta, conseguimos prever com meses de antecedência qual vai ser o comportamento dos nossos mananciais, a quantidade e água naquele recurso hídrico e, com isso, a gente consegue planejar ações dentro do sistema de abastecimento, além de planejar investimentos e tomar medidas necessárias para assegurar que não falte água em determinado bairro”, explica Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade da concessionária.

Utilizando o software israelense TaKaDu, os técnicos da concessionária monitoram em tempo real anomalias na rede de distribuição, como vazamentos e variações de vazão e pressão.

Campo Grande é a primeira cidade brasileira a aplicar a solução, que permite uma resposta rápida para resolver problemas e evitar interrupções no abastecimento.

“Hoje, as tecnologias que a gente utiliza permitem que todos os operadores consigam saber como está o comportamento de determinado sistema. Se uma bomba está ligada, se está desligada, nível dos reservatórios, níveis de estações elevatórias de esgoto, então, nossa operação é totalmente automatizada e os operadores conseguem ter essas informações de uma maneira muito simples e fácil diretamente do seu celular”, conta Garayo.

Tecnologia de ponta detecta vazamentos subterrâneos

As perdas de água devido a vazamentos na rede representam um desafio constante para a sustentabilidade dos recursos hídricos e a eficiência no abastecimento. Para reduzir desperdícios, a concessionária utiliza uma moderna tecnologia capaz de localizar vazamentos no subsolo.

Para isso, conta com o mesmo satélite usado nas buscas por água em Marte, permitindo a identificação precoce de pontos de vazamento antes mesmo que se tornem visíveis, prevenindo interrupções no fornecimento e promovendo a preservação ambiental ao minimizar o desperdício de água.

Centro de Controle de Operações monitora tempo real os volumes de água captada, tratada e distribuída / Divulgação Águas Guariroba (foto)

A detecção ocorre por meio da análise de vibrações sonoras e da umidade do solo. Após a detecção, as equipes realizam vistorias in loco com um equipamento chamado geofone, que capta sons e vibrações. Os funcionários usam fones de ouvido para ouvir as informações, permitindo uma identificação ainda mais precisa dos vazamentos.

Em apenas um mês, quase 1.000 quilômetros de rede foram vistoriados, resultando em mais de 195 apontamentos. Desses, 69 revelaram pontos de perda de água, sendo 36 deles não visíveis.

“A Águas Guariroba está investindo na modernização de seu sistema, sempre em busca de novas tecnologias para aprimorar tanto o abastecimento de água quanto a coleta e o tratamento de esgoto. Essas inovações visam melhorar a qualidade dos nossos serviços e trazer mais inteligência a todas as nossas operações, desde a execução dos serviços de coleta até o tratamento do esgoto”, pontua Francis Faustino, gerente de Operações da concessionária.

Por de um moderno Centro de Controle de Operações (CCO), que monitora o consumo de água na cidade, identificando os bairros com maior demanda e os horários de pico, também é possível remanejar recursos de um bairro para outro, garantindo que o abastecimento seja sempre eficiente.

“No CCO, acompanhamos em tempo real os volumes de água captada, tratada e distribuída. Esse monitoramento nos avisa sobre quedas de pressão em regiões específicas, permitindo uma resposta rápida das equipes de manutenção e mantendo os índices de perdas de água entre os melhores do Brasil”, afirma Francis.

Cada gota conta

Mas além dos avanços tecnológicos, é fundamental que a população faça sua parte, conectando corretamente o esgoto de suas residências e evitando o desperdício, afinal, o uso consciente da água é essencial para garantir que esse recurso tão valioso esteja disponível para todos.

Cada pequena ação, como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, consertar vazamentos em casa, tomar banhos mais curtos, reutilizar água da chuva para irrigar plantas e informar a concessionária, por meio dos canais oficiais, sobre vazamentos em sua rua, pode fazer uma grande diferença na preservação dos nossos recursos hídricos e no futuro do planeta.

Essa é uma lição que a pequena Maria Fernanda Ricalde, de apenas 4 anos, já aprendeu direitinho. “A água é superimportante. A gente precisa dela para beber, tomar banho, lavar as mãos e até para fazer as plantas crescerem. Mas não podemos desperdiçar. Quando escovamos os dentes, a gente tem que fechar a torneira para não gastar águademais, e também durante o banho. Assim, estamos ajudando o planeta e deixando água para todo mundo usar”, finaliza.

por Maisse Cunha DRT/MS 1699

 

 

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados