Empreendedorismo
Com o apoio do Sebrae, empresários expõem produtos em Festival Internacional da Carne
Durante três dias, de 13 a 15 de setembro, empresários apoiados pelo Sebrae/MS tiveram a oportunidade de participar do 2º Festival Internacional da Carne, no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande. Com proposta de fortalecer a cadeia produtiva da carne bovina e movimentar o segmento da gastronomia, o evento contou mais de 30 estações de carne, oficinas gastronômicas, e dois concursos que reconheceram os melhores profissionais da culinária – “Abrachef”, concurso Gastronômico de Chefs, e o “Meat Master: Copa Internacional de Assadores”.
Para que empreendedores ligados ao setor pudessem divulgar os produtos e acessar novos mercados, gerando novas oportunidades de negócio, o Sebrae/MS organizou uma feira com 36 expositores atendidos pela instituição. A mostra deu espaço para pequenos produtores, agroindústrias e artesãos, como cuteleiros e empresários da área gastronômica. Segundo Kátia Muller, analista-técnica do Sebrae, no festival, os visitantes puderam adquirir produtos diretamente dos produtores, o que valoriza a qualidade e a autenticidade dos itens locais, além de estreitar o relacionamento dos empresários com consumidores.
“O Sebrae/MS tem como missão fortalecer a competitividade e a inovação dos pequenos negócios em Mato Grosso do Sul. Essas iniciativas oferecem aos empreendedores a chance de brilhar em grandes eventos, como o Festival Internacional da Carne, que celebra a excelência da carne sul-mato-grossense em Campo Grande. Esses eventos são oportunidades excepcionais para destacar nossos produtos e nossa cultura no cenário nacional”, pontuou.
Um dos expositores foi Wellington Moura Leite, proprietário da Camalote Cutelaria que expôs ao público as peças produzidas. Para ele, participar de feiras como essa abre novas portas. “A participação nesses eventos, oportunizam parcerias, exposição da marca e ainda traz inspiração para produzir novos produtos, pois a cada feira eu volto com novas ideias. O Sebrae é um grande parceiro, pois incentiva o empresário a formalizar o seu negócio desde o início, eu, inclusive, estou registrando a minha marca com o apoio do Sebrae”, contou Wellington.
Géssica Medeiros Costa da Estância Engenho, que produz rapadura e melado destaca a visibilidade trazida pelo festival. “Eventos como este possibilitam a gente trazer produtos regionais e culturalmente reconhecidos, que conectam com a memória pantaneira. A nossa participação é importante, pois com o apoio do Sebrae, podemos ter um direcionamento de vendas, estrutura, suporte para marketing, divulgação da marca, precificação, auxilia em toda a nossa formação como empreendedor”, expôs.
A feira trouxe uma variedade de produtos, como a geleia “De Colher em Colher”, da Leila Tinti, que estava entusiasmada com o evento. “Aqui podemos conhecer pessoas novas, empresas novas, além de apresentar nosso produto e conquistas novos consumidores. Sozinha eu não conseguiria estar com a minha empresa nesse patamar, os programas orientam em tudo e estou conseguindo crescer”, contou Leila.
O 2º Festival Internacional da Carne é realizado pela produtora cultural Márcia Marinho, em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O Sebrae/MS é um dos apoiadores do evento desde a primeira edição, quando também promoveu uma feira de negócios com empreendedores ligados ao setor.
Para obter mais informações sobre as ações de mercado realizadas pelo Sebrae/MS entre em contato com a Central de Relacionamento por meio do número 0800 570 0800.