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23 de Novembro de 2024

Empreendedorismo

Com o apoio do Sebrae, Pantanal Fashion Week fortalece empreendedores da moda autoral sul-mato-grossense

Impulsionar conexões e trazer visibilidade para empreendimentos da cadeia produtiva da moda em Mato Grosso do Sul são propósitos do Pantanal Fashion Week que teve início na quarta-feira (11) e encerrou-se nesta sexta-feira (13). A primeira edição do evento realizado pelo Colegiado de Moda Autoral do Estado contou com o apoio do Sebrae/MS e trouxe para os empreendedores do segmento oportunidades de negócio e conhecimento com feira de produtos, desfile de marcas locais e palestra com o renomado estilista e designer de moda brasileiro Ronaldo Fraga.

“Contribuímos com essa ação, para apoiar o desenvolvimento dos empresários. A moda autoral é uma forma de arte, pois expressa a cultura e a essência da região onde o estilista está presente, por isso, a importância dessa iniciativa para o nosso Estado. O evento fomenta a economia criativa e traz acesso à mercado para os empreendedores do setor, mostrando que há muito espaço para crescimento em Mato Grosso do Sul”, destacou a analista-técnica do Sebrae/MS Penélope Herradon.

A consolidação do Pantanal Fashion Week é um passo importante para o segmento, segundo, Nair Gavilan, uma das coordenadoras do Colegiado de Moda Autoral do Estado. Ela relembra que o movimento de estilistas teve início antes mesmo da formalização do grupo, há mais de quatro anos, e, com a integração crescente dos profissionais, o intuito é tornar o evento referência em âmbito nacional. “O centro-oeste tem evoluído com a moda presente no setor de economia criativa e nós estamos tentando consolidar esse evento para ser fixado no corredor cultural do Brasil”, expôs.

Ronaldo expôs a importância da moda autoral para evidenciar a cultura de cada região do Brasil

Ao encontro desse propósito, a primeira edição do Pantanal Fashion Week teve como principal atração o designer de moda Ronaldo Fraga, referência no segmento e reconhecido internacionalmente como um dos principais estilistas a produzir coleções com “DNA brasileiro”, que trazem elementos da cultura local de forma sustentável. Como autor de uma marca pessoal licenciada em empresas de sucesso globais como L’Occitane, O Boticário, Chilli Beans e Tok&Stok, Ronaldo trouxe em uma palestra para os estilistas presentes a importância da moda autoral e como ela pode se tornar um diferencial para o trabalho que desenvolvem.

Segundo o estilista, os empreendedores têm muitas possibilidades para atuar em Mato Grosso do Sul. “Esse encontro traz um frescor para um pensamento sobre a relação da moda com o local. Ela permite que as pessoas conheçam aspectos de outras realidades e estimula o público a visitar, conhecer e entender uma cultura, que as vezes não faz parte de onde elas estão inseridas e, no caso de Mato Grosso do Sul, existe uma riqueza enorme. O que não faltam são referências para fazer uma moda autoral com inspiração mundial”, opina Ronaldo Fraga.

Marca Xuvé Raízes Ancestrais participou de desfile durante Pantanal Fashion Week

Espaço que gera oportunidades

Para expor a qualidade da produção sul-mato-grossense, o Pantanal Fashion Week trouxe desfiles de peças produzidas por marcas locais. Uma das participantes foi a “Xuvé Raízes Ancestrais” do coletivo de jovens da Aldeia Marçal de Souza – a primeira aldeia urbana do Brasil, localizada em Campo Grande. Idealizada pelo estilista Bryan Soares, a coleção do grupo trouxe peças autorais que refletem a cultura da comunidade. “Antes de desfilar nesse evento, nós estudamos com livros vivos, nossos avôs e bisavôs para mostrar para Campo Grande e para Mato Grosso do Sul a importância das nossas comunidades estarem inseridas na moda”, pontuou.

O coletivo conta com dez membros que inovam com uma produção de roupas baseada na reciclagem de tecidos descartados (upcycle) e na confecção de biojoias artesanais a partir de sementes e elementos naturais. O grupo também produz itens em resina para compor as peças a partir de cinzas oriundas das queimadas do Pantanal coloridas com urucum e jenipapo. O trabalho conjunto teve início há seis anos e, em 2024, o grupo conseguiu se formalizar com o apoio do Sebrae. “A moda para nós é uma forma de expressar o que sentimos colocando a nossa ancestralidade como base do processo artístico. Estar nesse evento é mostrar que a inclusão é possível e evidenciar a riqueza da natureza e da nossa cultura”, complementa o estilista indígena.

Coletivo de jovens da Aldeia Urbana Marçal de Souza é focado em moda autoral com a produção de roupas, biojóias e artesanato

Além do desfile, a variedade de produções com o foco em moda autoral presente em Mato Grosso do Sul também pode ser vista em uma feira de produtos com a participação de empreendedores do segmento como Fábio Castro, da marca Touché. Há 12 anos na área, o estilista tem a sustentabilidade como princípio e transforma tecidos que iriam ser descartados em roupas, bolsas e bags.

Fábio Castro, da marca Touché, foi um dos estilistas participantes da feira de produtos

Para aprimorar o negócio, pontua que já contou com consultorias do Sebrae e ressalta a importância da Pantanal Fashion Week como forma de trazer visibilidade para os empreendedores da área. “Somos um grupo pequeno e em eventos como esse nos sentimos incentivados a continuar, produzir mais e mostrar o nosso trabalho para outras pessoas”, afirma.

Mais informações sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae podem ser obtidas pela Central de Relacionamentos, no telefone 0800 570 0800.

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