agronegócio
Com operações em MS, Inpasa, Neomille, Bungue Bioenergia e Coprodia, se destacam em eficiência com biotecnologia
A BioExpert 2025 consagrou as gigantes do etanol – Inpasa, Neomille, bp bioenergy e Coprodia – por avanços na fermentação, estabilidade operacional e inovação no setor As fronteiras da produtividade e inovação no setor de biocombustíveis acabam de ser redefinidas.
A BioExpert 2025, uma das principais premiações da bioindústria nacional, realizada pela multinacional Lallemand Biofuels & Distilled Spirits – South America (LBDS-SA), destacou as quatro gigantes do etanol que se tornaram referência em eficiência fermentativa, estabilidade operacional e adoção de soluções biotecnológicas de ponta.
Com base no rigoroso índice LBDS, a comissão premiou Inpasa, Neomille, bp bioenergy e Coprodia pelos resultados obtidos no biênio 2024–2025. A cerimônia reuniu lideranças do setor, especialistas e representantes das maiores biorrefinarias do país, reforçando o papel da biotecnologia como diferencial competitivo em um mercado cada vez mais técnico e exigente.
Confira as operações das gigantes do etanol em Mato Grosso do Sul
- Inpasa: Possui uma unidade operacional em Dourados (MS) e está construindo outra em Sidrolândia (MS). A empresa é uma das maiores produtoras de etanol de milho do Brasil e tem forte presença na região Centro-Oeste.
- Neomille: Uma subsidiária da Cerradinho Bioenergia, a Neomille possui uma fábrica de etanol de milho em Maracaju (MS) que já está em operação.
- BP Bunge Bioenergia: Esta joint venture opera com unidades agroindustriais em cinco estados, incluindo Mato Grosso do Sul. A unidade de Monteverde (MS) é uma das suas usinas reconhecidas por excelência na produção de cana.
- Coprodia: A Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia) ampliou sua atuação comercial para o Mato Grosso do Sul, com unidades em cidades como São Gabriel do Oeste. No entanto, sua usina principal de açúcar e etanol está localizada em Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso


