Connect with us
07 de Maio de 2025

Cultura/Turismo

Comitê de Cultura integra fundação do Fórum de Cultura de Rio Verde de Mato Grosso

Evento marca nova fase na articulação cultural de Rio Verde e contou com oficina técnica ofertada pelo CCMS.

O Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul (CCMS) integrou, em 29 de abril de 2025, a cerimônia de fundação do Fórum de Cultura de Rio Verde de Mato Grosso, município localizado no Centro-Norte do estado, na microrregião do Alto Taquari.

A solenidade foi realizada no Paço Municipal, com a presença da secretária de Turismo, Esporte e Cultura de Rio Verde, Josy Madruga; da superintendente de Cultura, Bárbara Viana Tenório; da coordenadora do CCMS, Fernanda Texeira; e do agente territorial de Cultura e diretor eleito do Fórum, Wagner Rondora da Silva.

Na ocasião, foi eleita por aclamação a chapa “Prelúdio de Vozes”, que compõe a 1ª diretoria do Fórum Municipal de Cultura, com representantes de diferentes segmentos culturais:

  • Aparecido Moreira da Silva (Capoeira) – Atua com projetos educacionais e apresentações culturais desde os anos 1990.

  • Elizabete Lemes do Espírito Santo (Coreógrafa) – Iniciou suas atividades em comunidades quilombolas e atua há quatro anos em Rio Verde.

  • Solange de Souza Ledesma da Silva (Artesã) – Fundadora da Riverarte e conselheira municipal de saúde.

  • Isabela Taíla Biehl da Silva (Escritora) – Atriz premiada, professora e escritora com atuação em projetos literários.

  • Thays Regina Biehl (Contadora de Histórias) – Professora de História, grafiteira, ilustradora e diretora teatral.

  • Jose Luís Albuquerque Estevam (Maestro) – Professor de música, cantor e regente com atuação em peças e concertos locais.

  • Wagner Rondora da Silva (Agente Territorial de Cultura) – Dramaturgo e artesão, presidente da Riverarte, com atuação em projetos escolares e festivais.

Ainda na noite do dia 29, moradores entregaram obras de arte à secretária municipal como forma de contrapartida de projetos realizados com recursos da Lei Aldir Blanc.

Durante o evento, a coordenadora do CCMS, Fernanda Texeira, destacou a importância da iniciativa:

“Essa ação, realizada agora nos dias 29 e 30, é um desdobramento de uma ação já realizada anteriormente pelo Comitê de Cultura, de mobilização e articulação para a criação do fórum. Agora nós retornamos a Rio Verde para essa formalização, eleição da diretoria”.

Ela mencionou os dois dias porque, aproveitando a estadia no município, o CCMS ofertou no dia 30 de abril uma oficina técnica de associativismo e cooperativismo, ministrada gratuitamente no Paço Municipal e voltada a trabalhadores da cultura.

“Era uma demanda que o pessoal tinha, assim, aproveitamos a ocasião da ida para compartilhar esse conhecimento e aprender com os integrantes da oficina”, pontuou.

Marilde Cecília Pereira, Artesã, celebrou a oportunidade de integrar a oficina oferecida pelo CCMS: “Participei da reunião aqui que foi muito boa, muito produtiva, onde a gente teve as ideias e futuramente a gente vai conseguir formar a nossa cooperativa aqui. Gostei, vocês estão de parabéns, nota mil”, disse ela.

Bastante atenta e participativa ao longo da oficina – que teve início às 8h e encerrou-se por volta das 11h20 – Maria da Silva Dolores de Loures, de 71 anos, artesã, nascida e criada em Rio Verde, apontou a atividade como um marco na formação técnica de artistas na cidade. “Esse momento aqui foi muito importante para cada um de nós que participou, porque a gente precisa de informações e essas informações que a gente obteve aqui são muito essenciais para que a gente possa amadurecer o projeto que funciona, que a gente vive, que é a Associação de Artesanato, que eu faço parte, a Riverarte. E a gente precisa de ensinamentos que possam nos ajudar para que a gente possa desenvolver o nosso trabalho”. 

A coordenadora concluiu celebrando os impactos do trabalho do CCMS no interior do estado: “A gente está muito feliz de já ver os frutos desse trabalho acontecendo: a formalização do fórum, o fortalecimento do sistema nacional, também essa questão da organização dos trabalhadores para poder ter acesso aos recursos, que também são objetivos do programa. Então, é uma ação que deixa a gente muito feliz. Sinaliza que estamos conseguindo alcançar as nossas metas”.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados