Economia
Comitê Empresa-Escola completa um ano com entregas na área educacional
O Comitê Empresa-Escola completa um ano de atuação em Mato Grosso do Sul e apresenta resultados práticos, com entregas na área da educação. Nesta quarta-feira (04/09), foi realizada a 5ª reunião ordinária do CEMPE, que reúne empresas e instituições de ensino para discutir a modernização do ensino básico e superior no Estado, atendendo às expectativas do mercado de trabalho.
Fazem parte do comitê sindicatos do setor produtivo industrial, empresas privadas, instituições de ensino e representantes do poder público.
O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, representou no evento o presidente Sérgio Longen e transmitiu a mensagem do líder empresarial.
“O presidente está muito feliz e satisfeito com o desenvolvimento do Cempe e com as entregas acontecendo de forma prática. Parabéns a todos que participaram das discussões ao longo desse primeiro ano. O comitê está de portas abertas para receber a contribuição de todos”.
O superintendente regional do Sesi, Régis Borges, destacou o sentido prático das discussões fomentadas pelo Comitê Empresa-Escola.
“Desde sua implantação, este fórum foi pensado com o objetivo de construir propostas práticas que convergissem para a entrega de soluções na área da educação. Acredito que essa mentalidade está bastante presente entre todos os integrantes do comitê, tanto que já temos resultados relevantes a serem apresentados. Continuamos apostando na educação para contribuir com o desenvolvimento da indústria e de outros segmentos da economia que começam a aderir”.
Uma das entregas do CEMPE é a microcertificação de alunos do ensino médio na área de mineração. O projeto-piloto foi desenvolvido na Escola Sesi de Corumbá e envolveu o Senai e o Sindicato das Indústrias Extrativas de Corumbá (Sindiecol). Para simbolizar a conclusão do projeto, a aluna Emilly Kamilly Mendes Amorim recebeu durante a reunião do comitê o microcertificado “Indústria 4.0: Uma jornada de sucesso, tecnologia e inovação em mineração”, com carga horária de 18 horas.
A 5ª reunião ordinária do CEMPE marcou a adesão de quatro novos membros: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Escola da Saúde da Santa Casa, Agroterenas e Solurb. Representantes do Sesi e do Senai de Minas Gerais e do Maranhão também participaram do encontro, visando conhecer a iniciativa sul-mato-grossense para levar aos seus estados.
Principais marcos do CEMPE:
– mais de 20 novas soluções educacionais aprovadas e outras 30 em andamento
– mais de 50 entidades participantes
– mais de 10 microcertificações elaboradas a partir das necessidades apontadas pelos grupos de trabalho
– nove instituições de ensino produzindo microcertificações
– 15 grupos de trabalho formados
– mais de 30 reuniões realizadas pelos grupos de trabalho