Connect with us
08 de Janeiro de 2026

Cultura/Turismo

Companhia de Reis Estrela de Belém mantém a tradição em Três lagoas

A Folia de Reis em Mato Grosso do Sul (MS) é uma tradição cultural e religiosa forte, especialmente ativa entre dezembro e janeiro, celebrando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, com grupos percorrendo cidades, cantando, rezando e pedindo doações, culminando no Dia de Reis (6 de janeiro), com a manifestação presente em diversas localidades como Três Lagoas, Dourados e Fátima do Sul, reforçando a fé popular e a cultura local. 
Em Três Lagoas, a Companhia de Reis Estrela de Belém, de Três Lagoas, prepara a festança para a Folia de Reis, que será realizada no sábado (10) no Centro Comunitário do Paranapungá.

A programação terá início às 17h, com a chegada da Companhia de Reis, seguida da reza do Terço de Santo Reis, em um momento de fé e devoção. Após o momento religioso, será servido jantar com comidas típicas, além de baile, celebrando a cultura popular e a tradição passada de geração em geração.

A Folia de Reis é uma manifestação cultural de grande valor histórico e religioso, que simboliza a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. O evento é aberto ao público e convida moradores e visitantes a vivenciarem um momento de espiritualidade, cultura e confraternização.

Dia de Reis

O Dia de Reis, celebrado nesta terça-feira (6), marca uma tradição centenária na cultura popular brasileira, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas que entoam versos em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.

Em diversas cidades do país, eles passam de casa em casa vestindo fardas e máscaras e performando danças e cantorias com múltiplos instrumentos de corda, sanfonas e percussão. Alguns grupos contam com personagens – reis, palhaços e bastiões – que chegam a visitar as casas de devotos.

Belchior, Gaspar e Baltazar, convertidos em santos pela Igreja Católica, teriam saído do Oriente se guiando por uma estrela e levavam três presentes: ouro, incenso e mirra, simbolizando realeza, imortalidade e espiritualidade. Para os devotos, a data da chegada dos reis magos ao destino é quando se encerram os festejos natalinos, que começam quatro domingos antes do 25 de dezembro, dia atribuído ao nascimento de Jesus Cristo.

Desta forma, o dia 6 de janeiro marca o momento em que os três reis magos visitam o recém-nascido Jesus Cristo, em Belém, cidade milenar localizada atualmente na Palestina. Neste dia, também são desarmados os presépios, as árvores e os demais enfeites natalinos.

Período colonial

De origem portuguesa, a Folia de Reis ou Reisado foi trazida para o Brasil durante o período colonial, incluindo manifestações com  títulos diversos: Terno de Reis, Tiração de Reis, Rancho de Reis, Guerreiros e Reisado. Elas consistem na presença de cantadores, tocadores de instrumento, que saem pelas ruas, de casa em casa, cantando louvores a um santo de devoção e recolhendo donativos para ofertar aos mais necessitados ou cumprindo promessas que as pessoas fazem aos seus santos.

Atualmente a tradição continua presente em diversos estados do país, especialmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, a exemplo do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo, do Rio de Janeiro, de Alagoas, da Bahia, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e de Goiás.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados