Empreendedorismo
Conexão é fator chave para o sucesso do empreendedorismo feminino
Para estimular e sensibilizar o poder da mulher no empreendedorismo, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), realizou a 1ª Feira das Empreendedoras, nesta quinta-feira (29). A programação composta por exposição de produtos diversos, palestras, apresentações culturais, atrações musicais, praça de alimentação e espaço kids, aconteceu das 14h às 22h, na sede da associação. O Sebrae/MS foi um dos apoiadores do evento e trouxe de Campo Grande a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, para ministrar a palestra “Empreendedorismo Feminino: Inspiração e Transpiração”.
Com uma vasta experiência em gestão, políticas públicas e desenvolvimento empresarial, Sandra compartilhou insights valiosos para inspirar as empreendedoras presentes a equilibrarem a vida pessoal, profissional e social para alcançarem longevidade nos negócios. “É importante equilibrarmos o eu, o meu (negócio) e o nosso (sociedade), participando do entorno. A palavra-chave é conexão. Nós não conseguimos mais tocar um negócio ou construir algo sustentável, duradouro, se estivermos isoladas do mundo. É preciso desenvolver a cooperação como competência gerencial na empresa. Ter negócios que cooperem com os demais darão condições para expandir mercados e permanecer na luta. Além disso, buscar competitividade do produto não é eliminar a concorrência, é interessante pensar em formas de estabelecer uma relação ganha-ganha com o concorrente, quem sabe lançar uma promoção conjunta ou outra ação de benefício mútuo. A mulher tem muita habilidade para cooperar”, destacou Sandra.
Nesta linha, a palestrante também chamou atenção para o impacto social que pode ser gerado com o engajamento das mulheres nas pautas de sustentabilidade ambiental e social. “Com o sucesso dos negócios, podemos provocar uma melhoria na qualidade de vida sistêmica, porque estamos trabalhando na geração de emprego e renda, contribuindo para uma comunidade mais equilibrada, com mais segurança e oportunidades justas para os nossos filhos. As mulheres se interessam pelo empreendedorismo social para que a empresa faça parte dessa rede do bem. Desenvolvem práticas de sustentabilidade, buscam trabalhar com direitos humanos, se conectam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e assim se destacam no mercado, têm mais valor agregado e ganho qualitativo para a empresa, além de contribuir para que tenhamos um território próspero e com justiça social”, concluiu Sandra Amarilha.
Em sua primeira edição, a Feira das Empreendedoras surgiu como ação da ACED para estimular a conexão entre as empresárias. “Nosso objetivo é de fortalecer o empreendedorismo feminino, unindo mais ainda a classe empresarial feminina e incentivando a assumirem papéis dentro da associação comercial”, afirmou Eliane Rodrigues, diretora executiva da ACED e integrante da comissão organizadora do evento.
“Como no mundo dos negócios femininos é uma ajudando a outra, o evento surge para fomentar as conexões entre as participantes, realização de networking, geração de negócios e oportunidade para apresentar o trabalho”, complementou a conselheira do CMED, Rosani Roza.
A troca de conhecimentos e experiências também foi ressaltada pela empresária da Up!Canecas, Aline Alvares, que estava expondo seus produtos na Feira. “Estou participando como expositora porque sei da importância de nos aproximarmos, conhecermos outras pessoas que podem precisar do nosso serviço; afinal, quem não é visto não é lembrado; e também para poder conhecer outros negócios, ver como funcionam e assim nos inspirarmos, levando novas ideias para o nosso negócio”, disse Aline.
A corretora de imóveis Joana Batista voltou para Dourados no mesmo dia em que fez um atendimento em Pedro Juan Caballero (Paraguai) para conferir a palestra. “Eu não queria perder essa palestra. É fundamental que estejamos nos aprimorando, adquirindo conhecimentos úteis, e por isso eu busco participar de ações como esta. Penso que é muito importante, porque o foco é no trabalho da mulher e ela trouxe informações que vão impulsionar nossos negócios”, avaliou a participante.
“É muito bom destacar as mulheres de Dourados, promover esse engajamento por meio da Feira, como a Sandra falou na palestra, porque mesmo em segmentos repetidos, não existe concorrência, podemos fazer conexões com todas as mulheres, considero isso extremamente importante. Tenho certeza que serão promovidas novas edições da Feira, este é só o começo”, estimulou Jane Brizola, gerente da TV Record em Dourados.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.