Depois de dois meses de queda, o ICEC (índice de Confiança dos Empresários do Comércio) de Campo Grande voltou a crescer e está na zona positiva, com 101,9 pontos, afirma a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio – CNC.
A pesquisa mostra que o componente relacionado ao Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio – ICAEC (Condições Atuais da Economia – CAE) e o referente ao Índice de Expectativa do Empresário do Comércio – IEEC (Expectativa da Economia Brasileira – EEB) tiveram forte impacto positivo, com 8,6% e 7,2%. O subitem “Contratação de funcionário” também apresentou variação positiva, com 6,9% pontos.
Ainda assim, 82,7% dos entrevistados acreditam que a situação da economia brasileira piorou (muito ou pouco), e 45,9% acham que a situação da empresa está melhor.
Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira, apesar do empresariado sul-mato-grossense estar penalizado com a taxa de juros elevada e incertezas econômicas, “esses últimos meses do ano dão novo fôlego e ânimo e há expectativa com a contratação de temporários sendo que alguns podem se tornar efetivos. Esse movimento de fim de ano sempre reacende um otimismo”, diz.
A pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo. A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do ICEC de outubro/2025 foram coletados nos últimos dez dias do mês de setembro/2025.
Confira a pesquisa completa: icec outubro

