Colunas
Cozinhando para o Jeff: Spaghettini com ragu de rabada

O aroma invade a casa, a conversa começa na cozinha, e a mesa vai se enchendo aos poucos de pratos, de risadas e de histórias. Inspirada nesse encontro em volta da mesa aos sabados, a Barilla sugere uma receita que une tradição e sabor em cada detalhe: Spaghettini com ragu de rabada.
Aqui, a leveza e a delicadeza da massa italiana se entrelaçam com a intensidade de um clássico nacional. Um prato que homenageia o tempo da cozinha feita com calma, mas com um toque contemporâneo, pronto para surpreender os convidados e fazer com que cada visita seja inesquecível.
Spaghettini com Ragu de Rabada
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 1h20
Ingredientes
- 500g de Spaghettini Grano Duro
- 1,5kg de rabada
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de tomilho fresco
- 1 lata de tomate pelado
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 copo de vinho tinto seco
- 150g de parmesão ralado
- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Dourar a rabada no azeite e, em seguida, adicionar 1 litro de água fria para soltar o fundo da panela. Cozinhar sob pressão por cerca de 30 minutos ou até que a carne fique macia.
Desossar a rabada e reservar a carne.
Em outra panela, aquecer a manteiga e refogar a cenoura, o salsão, a cebola, o alho e as ervas finamente picadas.
Adicionar a carne desfiada, o tomate pelado e o vinho tinto. Cozinhar lentamente por pelo menos 1 hora, ajustando o sal e a pimenta.
Cozinhar o Spaghettini em água abundante e salgada, conforme o tempo indicado na embalagem, até ficar al dente.
Finalizar salteando a massa no ragu com um fio de azeite e o parmesão. Servir imediatamente.
Buon appetito!
…Bom dia! “Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos”.
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Reni Domingos dos Santos, Sinedir Amorim Alem, Ivete Brizuena, Rosimari Bogarim Manfrim, Roberto Hayd, Antonio Elias Morais, Viviane Alves Pereira, Fatima Maria Pegolo Nishida, Francielle Pereira, Rosana Martins, Adriana Gabas, Mário Sérgio Dorneles Pereira, Eleodoro da Silva Filho, Carlos Eduardo Cristovão Nunes, Valdecir Dias Paganotti e Rosaura Pereira Ribeiro. Happy birthday!

… Nesta quinta-feira (04), aconteceu a coletiva de imprensa da 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas, realizada no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. O encontro reuniu curadores, artistas, críticos, autoridades e personalidades do cenário cultural brasileiro.

… Para completar, o primeiro dia de portas abertas da Bienal, foi realizado o coquetel de abertura com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que celebrou a importância da mostra para o país. Também estiveram presentes Andrea Pinheiro e Maguy Etlin, presidentes da Fundação Bienal, o curador Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, ao lado dos cocuradoresAlya Sebti, Anna Roberta Goetz, Keyna Eleison e Thiago de Paula Souza.
… Celebridades e artistas também contemplaram à noite, comoAna Carolina Ralston, Antônio Lessa, Astrid Fontenelle, Bárbara Brito, Bia Yunes, Camila Fremder, Camilla Barella, Conceição Evaristo, Didi Wagner, Dudu Bertholini, Keyna Eleison, Luedji Luna, Márcia Fortes, Mel Duarte, Rachel Maia, Rita Carreira, Rodrigo Mitre, Xênia França, Ze Olympio e esposa, Zeca Camargo.
… A mostra fica em cartaz de 6 de setembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Parque Ibirapuera, Portão 3), com entrada gratuita.