Para muitas pessoas, o primeiro passo para empreender já está no próprio dia a dia, seja na habilidade de preparar alimentos, produzir peças artesanais ou em um talento cultivado ao longo da vida. O que transforma esse saber em negócio é a capacitação. Com o propósito de levar conhecimento prático ao público feminino, o Delas Day — maior evento de Mato Grosso do Sul voltado às mulheres — realiza, nos dias 24 e 25 de fevereiro, oficinas “mão na massa” que ampliam as possibilidades de geração de renda e incentivam o surgimento de novos empreendimentos.
A trajetória de Rosilda dos Santos Araújo mostra como o acesso ao conhecimento pode ser decisivo. Moradora do assentamento Novo Modelo, em Ribas do Rio Pardo, ela sempre gostou de produzir bolos, pães e biscoitos, mas não se sentia preparada para comercializar os produtos. Faltavam orientação técnica, noções de gestão e segurança para dar o próximo passo.
A oportunidade surgiu durante as oficinas do projeto Geração de Renda no Vale da Celulose, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Suzano.
Uma unidade móvel de Panificação levou conhecimento técnico até a comunidade e ajudou Rosilda a estruturar o que antes era apenas um sonho.
“Sempre gostei de empreender e sempre amei produzir alimentos, mas eu não tinha qualificação. Hoje sei fazer do jeito certo, com as ferramentas certas, usando os ingredientes e as quantidades corretas”, relata.
Após concluir o curso, ela foi convidada a participar de uma feira realizada na Suzano e vendeu toda a produção. O resultado mostrou que a confeitaria poderia se tornar mais do que um projeto pessoal. Atualmente, cerca de 70% da renda da família vem da venda dos produtos.
Para Rosilda, a capacitação foi determinante para garantir sustentabilidade ao negócio. “A importância da capacitação é tremenda, porque se a gente não se capacitar não teremos segurança. Muitas vezes achamos que estamos lucrando e o dinheiro da gente está indo para o ralo, por não saber fazer uma precificação. Às vezes vende mais caro, às vezes vende mais barato, porque não coloca energia, não coloca um gás, não coloca o seu tempo, não coloca um detergente. Então, é muito importante a capacitação com o Sebrae porque ele auxilia desde o começo ao fim da nossa jornada”, conta.
É com esse mesmo propósito — transformar conhecimento em oportunidade concreta — que o Delas Day traz oficinas “mão na massa” como parte da programação. A proposta é oferecer aprendizado prático aliado a orientações de mercado, encurtando o caminho entre saber fazer e empreender. O evento traz qualificação em áreas como gastronomia, agroindústria, gestão e tecnologia.
Produção de diferentes tipos de queijos será ensinada em oficinas na Queijaria MóvelCronograma de oficinas
No dia 24 de fevereiro, a programação começa às 14h com uma série de qualificações simultâneas. Na Carreta Escola de Gastronomia do Senac, serão seis oficinas diferentes que seguem até às 20h, quando o público aprende a preparar smooth proteico, pão de fermentação natural, pipoca funcional, snack saudável a base de grão de bico, kombucha e carreteiro poke.
No mesmo horário inicial, a Queijaria Móvel do Sebrae/MS ensina a produção de iogurte e, mais tarde, às 16h30, de queijo fresco. Já a Hortitruck, unidade móvel voltada à agroindustrialização também disponibilizada pelo Sebrae, oferece oficina de tomate confit às 14h e, na sequência, às 16h30, apresenta técnicas para o preparo de bolacha amanteigada a base de baru.
A agenda do primeiro dia também contempla conteúdos voltados à gestão e ao mercado. As carretas e o ônibus da Fiems promovem, às 14h e às 17h30, oficina de finanças; além de atividades de inclusão digital direcionadas ao público 60+ como oficina para o manuseio de smartphones e utilização do Whatsapp.
No dia 25 de fevereiro, as capacitações práticas continuam, novamente a partir das 14h. A Carreta Escola de Gastronomia do Senac realiza outras seis oficinas até às 20h com os seguintes temas: focaccia artesanal, cogumelo defumado com molho cítrico, matcha lab, pizza row, mocktails e kimchi.
A Queijaria Móvel oferece produção de iogurte no primeiro horário e, depois, capacitação em queijo temperado. A Hortitruck, por sua vez, promove oficina de geleias às 14h e, às 16h30, aborda técnicas de tomate confit. As unidades da Fiems seguem com oficinas voltadas à gestão e uso de ferramentas digitais. Às 14h e às 18h30 o tema do curso será a criação de lojas virtuais e catálogos.
Sobre o Delas Day
O Delas Day é realizado pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, CMEC, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Faems, Fundect, UEMS, AMEMS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Assomasul, TJ-MS, Apex Brasil, TV Morena, Femedi, Prefeitura de Campo Grande, BPW, Du Bem, Sicredi, Cresol, Sicoob, UCDB, Abrasel, Nidal Abdul, Sistema OCB e Hospital de Amor.
A programação inclui palestras, painéis e espaços de conexão, pensados para inspirar, provocar reflexões e impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. O evento visa reunir lideranças, empresárias, aspirantes a empreendedoras, estudantes, investidores e apoiadores do protagonismo feminino. A participação é gratuita, com inscrições pelo site delasday.com.br.

