Connect with us
29 de Setembro de 2024

agronegócio

Desafios para gerir o capital ambiental de MS é tema de palestra em fórum sobre economia inteligente

Há um valor significativo que não consta nas planilhas de custo do processo produtivo e que pode, em certos casos, ser mais valorizado que o produto final. Trata-se do capital ambiental, tema de palestra do secretário executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, no Fórum MS Economia Inteligente realizado nessa quinta-feira (18), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

“A água, a luz solar, os processos biológicos que ocorrem dentro do solo são insumos fundamentais para a produção de bens diversos e que não têm seu valor mensurado. Precisamos fazer essa avaliação. Se tudo fosse computado no balanço das empresas, talvez a margem seria menor e, possivelmente, o produto final valeria tanto quanto ou menos do que os recursos naturais utilizados no processo produtivo”, disse Falcette.

Mato Grosso do Sul já regula o uso dos recursos hídricos através de outorga licenciada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), mas não há cobrança pela água utilizada, quer seja no processo industrial, como pela agropecuária. Agora, avança o processo de regulação do comércio de carbono e os estudos para manutenção das áreas naturais, sobretudo no Pantanal, mediante programas de remuneração pelos serviços ambientais prestados.

“O Pantanal é a maior dádiva ambiental de Mato Grosso do Sul e é onde se concentram também nossos principais desafios”, frisou Falcette. Ele lembrou as metas importantes de Mato Grosso do Sul para a área ambiental, sendo a mais ambiciosa transformar o Estado em Carbono Neutro até 2030. “O governo cria os projetos, amarra as pontas e o que acontece nesse meio tempo é nossa vida. Por isso é importante nossa participação”, finalizou.

O evento reuniu empresários, artistas, ambientalistas, ativistas sociais e profissionais de diferentes áreas interessados no tema. A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, o diretor-presidente do Imasul, André Borges e a diretora de Desenvolvimento do instituto, Thaís Caramori, também estavam presentes. As atividades prosseguem durante toda a tarde com diversos painéis e palestras.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados