Connect with us
17 de Agosto de 2025

Economia

Desenvolvimento produz aumento no número de empregos e MS já tem mais de 691 mil pessoas com carteira assinada

O saldo de empregos formais gerados em Mato Grosso do Sul no mês de maio foi de 3.087 novas vagas, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nessa segunda-feira (30). No ano, já são 20.898 novos empregados com Carteira de Trabalho, o que elevou para 691.203 o universo de trabalhadores e trabalhadoras formais no Estado.

Os dados mostram uma distribuição mais equilibrada entre os setores da economia, sexo dos novos contratados e também entre os municípios. Dos 3.087 empregos formais gerados no Estado em maio, 1.991 foram preenchidos por homens e 1.096 por mulheres. O setor de Serviços continua sendo o mais competitivo com 1.007 novas vagas, porém é seguido de perto pela Construção Civil (838) e pela Indústria (723). Comércio somou 319 novos trabalhadores e a Agricultura, outros 200.

Com relação à distribuição regional das novas vagas, Campo Grande mantém-se na liderança com 840 postos de trabalho gerados em maio. Mas municípios do Vale da Celulose localizados na região Leste ultrapassaram a Capital nesse quesito. Inocência (291), Ribas do Rio Pardo (244), Aparecida do Taboado (203), Três Lagoas (168), Chapadão do Sul (138) e Aparecida do Taboado (151) criaram, juntos, 1195 vagas de empregos formais no mês passado. Dourados, a segunda maior cidade do Estado, ficou na terceira colocação com 276 vagas, enquanto São Gabriel (138) e Nova Andradina (105) completam o ranking dos 10 municípios com melhor desempenho no Caged no mês de maio.

O titular da Semadesc, Jaime Verruck avaliou como positivos os números do CAGED. “Um dos destaques foi a melhor distribuição da geração de emprego entre os municípios. Isso é extremamente positivo mostrando o avanço de outras atividades, como é a questão do agronegócio. Estamos iniciando a colheita do milho no Estado, e a previsão é de uma safra bastante robusta de mais de 10 milhões de toneladas. Eu acho que é extremamente importante para colocar Mato Grosso do Sul, na questão da formalização. Nós temos mantido uma política forte, principalmente através do nosso programa de MS Qualifica, que é uma plataforma de emprego e de qualificação”, ressaltou o secretário.

Verruck ressalta que fica evidente as pessoas mais qualificadas conseguem acessar mais rapidamente o mercado formal de trabalho. “Esse é o nosso caminho. Nós queremos, através do crescimento econômico permitir que mais pessoas acessem o mercado formal de trabalho e isso se dá através da qualificação. Então, essa roda virtuosa, sob o ponto de vista de geração de emprego, qualificação e formalização, ela é fundamental exatamente para a gente diminuir o nível de informalidade na economia do estado de Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Com o saldo de maio, Mato Grosso do Sul completa 20.898 empregos formais gerados no ano. Em janeiro o saldo foi positivo em 3.297 vagas, fevereiro apresentou o melhor desempenho com 8.240, em março foram 1.309 e em abril, 4.965.

Os dados comentados do Caged do mês de maio estão no Boletim Mercado de Trabalho elaborado pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados