Empreendedorismo
Do sonho à realidade: a jornada do empreendedorismo na abertura de um negócio
Chega o fim de mais um ano, e com ele, a chance de renovar os sonhos e olhar para o futuro com esperança. Sonhar é o primeiro passo para transformar a realidade, mas é a coragem de perseguir esses objetivos que faz a diferença. Para muitos, empreender é uma meta de vida. Segundo o relatório de 2023 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro, refletindo o desejo de quem busca construir algo maior.
Muitas vezes, o despertar para o empreendedorismo vem por uma necessidade. Durante a pandemia de Covid-19, Priscilla Pissurno Rosa foi uma das pessoas que perdeu um familiar. Com o processo delicado de luto, ela precisou parar de trabalhar em regime formal. Foi neste momento difícil que, para ajudar com as despesas da família em casa, Priscilla descobriu na produção de presentes personalizados afetivos uma saída. Nascia ali a “sementinha” para a criação da empresa Priscilla Resina.
A falta de conhecimento em algumas áreas no empreendedorismo ainda a impedia de formalizar o seu negócio, mas com o tempo, surgiram oportunidades de expor em feiras de economia criativa espalhadas na capital e Priscilla começou a se profissionalizar. Foi quando o Sebrae a encontrou, e com a ajuda da instituição, ela deu um passo decisivo em 2024, ao abrir seu CNPJ e transformar sua paixão em um negócio de fato.
Após a abertura da empresa, Priscilla percebeu que consegue encantar cada vez mais pessoas criando peças a partir da resina, como canetas, chaveiros, porta copos e marca páginas e hoje, possui metas de levar seus produtos de “eternização afetiva” para fora do estado. “O Sebrae teve um papel fundamental esse ano na minha jornada como empreendedora. Primeiramente, na capacitação de cursos em diversas áreas, depois na formalização da empresa, e sempre que tenho dúvidas sobre qualquer situação ou burocracia, posso contar com um excelente atendimento”, destaca Priscilla Pissurno.
Ao todo, 48% dos brasileiros desejam se tornar empreendedores, segundo a GEM. Também em Campo Grande, o Dr. Pedro Santos realizou este sonho em 2024 após várias tentativas de insucesso. Trabalhando como fisioterapeuta e como chefe do departamento médico do Operário Futebol Clube MS, percebeu que poderia ser um empreendedor quando procurava melhorias para sua gestão. Depois de uma reunião técnica no final da temporada de 2023, Pedro reconheceu que a comunicação seria uma área a se desenvolver para o ano seguinte.
Em busca de parceiros para iniciar essa jornada, ele formou um time com mais dois amigos, Eliel Verolez, desenvolvedor “Back-end” de Aparecida do Taboado e Rafael Souza, designer de Curitiba. A distância entre a equipe, o tempo escasso e o desconhecimento sobre linhas de programação foram os principais desafios que também os motivaram a trabalhar melhor dentro desse cenário, buscando tutoriais no YouTube e utilizando a Inteligência Artificial (IA) gratuita.
Ainda em 2024, o projeto ganhou mais um reforço com o Living Lab, o Laboratório de Inovação do Sebrae/MS. Pedro Santos recebeu mentorias gratuitas que o ajudaram a implantar soluções diárias, e assim formalizou uma startup especialista em identificar riscos de lesão em atletas, a Data Metrics App. Trazendo soluções tecnológicas inovadoras para o futebol profissional, o aplicativo já possui 39 equipes cadastradas e gerencia dados esportivos de atletas, clubes e federações, facilitando a gestão e otimizando a comunicação entre os diferentes níveis do esporte.
“O Sebrae foi fundamental no planejamento e na formalização do meu negócio. Com este suporte, tive acesso a estratégias de mercado, capacitações e ferramentas que também ajudaram a criar conexões importantes no setor de startups”, compartilha Pedro Santos. Até 2026, o principal objetivo do empreendedor é que todas as equipes do Mato Grosso do Sul, da categoria de base ao profissional, sejam masculinas ou femininas, utilizem a plataforma como principal aliada no combate à lesão no futebol.
A GEM, maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, também indica que o cenário de empreendedorismo feminino está em crescimento e, Melina Correia é mais um exemplo desse indício. Em 2024, após anos sonhando em ter mais tempo livre com a família, ela apostou no empreendedorismo como sua mudança de vida para poder estar mais presente na vida de suas filhas.
Melina teve medo de que a grande concorrência no mercado de trabalho e as diferenças de preço em produtos atrapalhassem seu sonho do negócio próprio, mas decidiu se inscrever no programa Sebrae Delas, do Sebrae/MS, que acelera negócios comandados por mulheres. Ela contou com esse apoio para formalizar a empresa Rancho Tão Tão Distante, especializada no ramo da alimentação, com a produção de geleia de frutas, coalhada seca e tomate confit.
Atualmente, ela também sonha com novos passos para o seu futuro como empreendedora, sendo um deles ser uma grande representante do ramo de geleias e coalhada e assim, poder ter uma estabilidade financeira boa para dar o melhor para sua família. “O Sebrae me ajudou a organizar esse sonho e me incentivou a ter coragem de seguir em frente com a minha ideia de empresa”, comenta Melina Correia.
O Sebrae oferece suporte ao empreendedor, com cursos, consultorias, oficinas e muito mais. Entre em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou visite o site ms.sebrae.com.br para mais informações.