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16 de Agosto de 2025

Colunas

Doce do momento, moranguinho do amor faz sucesso nas redes

Inspirado na maçã do amor, doce de baixo custo e grande apelo visual é tendência e pode ser uma boa oportunidade de negócio

Confeiteiros de todo o Brasil estão lucrando com uma nova febre no mercado – o moranguinho do amor. Trend nas redes sociais, o doce não tem nada de complexo: o morango leva uma camada brigadeiro branco, seguida de calda vitrificada de açúcar vermelho. O resultado se assemelha à tradicional maçã do amor das festas juninas. Para o Sebrae, o produto é um ótimo exemplo de como as redes sociais conseguem transformar algo simples em um verdadeiro sucesso.

“Um vídeo bonito, um nome criativo, uma imagem que dá vontade de comer e pronto. Em poucos dias tá todo mundo querendo experimentar”, endossa Janaína Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae. “As redes não só mostram o que está em alta, elas criam desejo. E quando esse desejo envolve comida, aí é que o negócio acelera mesmo.”

Para quem tem um pequeno negócio, o momento é de oportunidades. Não é preciso inventar nada mirabolante, basta aproveitar o que já está viralizando. O moranguinho do amor tem apelo visual, é fácil de fazer, tem baixo custo e pode ser vendido tanto na rua quanto em uma doceria ou lanchonete.

A especialista do Sebrae reitera que as pessoas estão dispostas a pagar mais por versões “gourmetizadas” de algo tradicional, porque não compram apenas o produto, mas a experiência, a memória afetiva e o valor simbólico que ele carrega quando é bem apresentado, tem bom storytelling e apelo visual.

“Nesse contexto, a melhor estratégia de precificação depende do posicionamento: preços mais altos funcionam quando há diferenciação clara e público disposto a pagar por exclusividade; já preços mais competitivos funcionam quando o objetivo é ganhar escala e aproveitar o volume gerado pela viralização”, esclarece.

Janaína lembra, no entanto, que é preciso ter agilidade para não perder a onda – e as vendas. Saber aproveitar o momento garante visibilidade, atrai novos clientes e ainda pode transformar aquele produto temporário em um carro-chefe do seu negócio. Criar promoções relâmpago ou edições limitadas do “Morango do Amor” pode gerar senso de urgência e aumentar as vendas.

“A dica é: corra para adaptar o seu cardápio. Capriche na apresentação, dê um toque seu, coloque um nome divertido e poste o resultado nas redes. Não precisa ter mil seguidores — se o vídeo for bem-feito, com uma boa legenda e hashtag, já pode alcançar bastante gente, principalmente da sua cidade ou bairro”, orienta.

Moranguinho do amor virou sucesso por meio das redes sociais. Foto: Divulgação.

“E se marcar localização, usar sons que estão em alta e interagir com quem comenta, melhor ainda. Outra opção é apostar em um conteúdo interativo, como enquetes sobre novos sabores ou desafios de criação, que engajam a audiência”, adiciona.

Para a especialista do Sebrae, a trend é só a porta de entrada. “O que mantém o negócio vivo é consistência, criatividade e foco em construir relacionamento com quem compra”, analisa Janaína. Ela sugere ações para transformar o que parece passageiro em um produto fixo, como aproveitar o pico da tendência para atrair atenção e novos clientes – usando o hype para gerar fluxo, visibilidade e base de seguidores; construir uma marca, não só um produto, usando a trend para entender o seu público; ouvir os clientes e adaptar o cardápio com base no que funcionou, mantendo o que teve mais saída e conectando com outras tendências (exemplos: sazonalidades, datas comemorativas, sabores da estação).

Criar promoções relâmpago ou edições limitadas do “Morango do Amor” pode gerar senso de urgência e aumentar as vendas. Foto: Divulgação.

…Bom dia! “A única coisa que sabemos sobre o futuro é que ele será diferente.” – Peter Drucker

…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Carlos Ronald Domingues, Carlos Alberto Dal Pasqual, Maria Berenice Kruki, André Luiz Pires Ramos, Patricia Saraiva de Moraes, Paula Medeiros, Cleusa Ziemniaczak, Maria Helena Abdulahad, Vanessa Ponsano Giglio, Mayra Chacha Rosa, Laércio de Carvalho, Maria Luiza Ribeiro, Dannon Lacerda, Sergio Gomes Mota, Maria Ignez de Almeida Burgo, William Lima Dutra e Fernanda Gomes de Melo. Happy birthday!

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