O Tereré Hub – Extensão foi inaugurado na noite de sexta-feira (5), na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), localizada na Cidade Universitária. Com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) e do Sebrae/MS, a iniciativa é conduzida pelo Ecossistema de Inovação de Dourados em conjunto com o Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade (NEIS) da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (Face).
Com capacidade para 40 pessoas, o espaço foi equipado com recursos de edital de fomento viabilizado pela Fundect de forma a estimular a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias. O intuito é de que a sala possar servir como ponto de encontro dos representantes das instituições que compõem o Ecossistema Local de Inovação de Dourados, além de fomentar a colaboração entre o ambiente acadêmico e as empresas.
O gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, destacou a atuação da instituição para a consolidação do Ecossistema Local de Inovação e ressaltou a importância da conquista deste novo espaço para fomentar um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento de soluções e promoção do empreendedorismo.

“A partir do mapeamento das instituições que integram hoje o Ecossistema Local de Inovação, o Sebrae, em 2018, iniciou um trabalho para que entidades públicas e privadas, universidades e empresas pudessem atuar juntas em prol da inovação, então, ver que essa iniciativa tem trazido resultados é algo muito gratificante. Esse espaço de extensão do Tereré Hub irá aproximar estudantes, empresários e a sociedade do tema da inovação. Acreditamos na importância disso para estimular a experimentação, fortalecer a produção de ideias, conhecimento e negócios em Dourados”, expôs Faria.
A coordenadora do Ecossistema Local de Inovação e proponente da criação da extensão do Tereré Hub por meio do edital de fomento da Fundect, Jane Mendonça, ressaltou que o novo espaço dentro da UFGD reforça a integração entre diferentes atores sociais. “O Tereré Hub tem como foco a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade. Esse espaço é um catalisador da inovação porque articula sociedade, empresas, startups e comunidade acadêmica. Aquilo que hoje é apenas uma dor do empreendedor pode se transformar em resultado, propósito e solução”, disse.
Espaço para conexões
Tereré Hub – Extensão surgiu da necessidade de um local para sediar diálogos e a troca de experiências entre as instituições que integram o Ecossistema de Inovação, além de ser ponto para a realização de eventos de fomento à inovação. Como o próprio nome diz, o espaço é uma extensão do Centro de Inovação Tereré Hub, lançado em 2022, na Praça do Transbordo, em local cedido pela Prefeitura de Dourados e que, atualmente, está interditado por necessidade de manutenção.
A partir da inauguração do espaço na UFGD, membros do Ecossistema Local de Inovação podem utilizar o hub por meio de agendamento que pode ser feito na página no Instagram @ecoinovadourados. Como um dos atores que integram o Ecossistema, o Sebrae/MS ofertará oficinas de empreendedorismo no espaço.